Índice de DIFUSÃO DA INFLAÇÃO fica em 67,7% em julho

A inflação no Brasil continua elevada. Em julho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu apenas 0,13%. Contudo, o acumulado nos últimos 12 meses continua muito alto. A saber, o IPCA-15 é considerado a prévia da inflação oficial do país.

De acordo com os dados do IBGE, responsável pela pesquisa, o índice de difusão da inflação chegou a 67,74% em julho. Em resumo, esse indicador mede a quantidade de produtos e serviços que sofreram pressão inflacionária, ou seja, cujos preços subiram em relação ao mês anterior.

Nesse caso, quase sete em cada dez itens pesquisados ficaram mais caros em julho, na comparação com março. Esse dado mostra o quão difusa e espalhada está a inflação no Brasil. Aliás, nos meses anteriores, a taxa estava ainda mais elevada, tendo chegado a 78,7% em abril, algo raro a acontecer.

Veja quanto deveria ter sido o salário mínimo em julho, segundo Dieese

Índice de difusão fica elevado, mas inflação desacelera

Embora o índice de difusão continue muito elevado no país, próximo aos 70%, a inflação teve forte desaceleração em julho. Em suma, isso aconteceu devido à redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis e energia elétrica.

No mês passado, o grande destaque foi o grupo transportes, cuja variação despencou devido à redução do ICMS sobre alguns itens, como os combustíveis. Enquanto os transportes tiveram queda de 1,08% em seus preços, o grupo habitação caiu 0,78%.

“Houve uma queda mais significativa no grupo de transportes, principalmente pela redução de 5,01% no preço da gasolina e de 8,16% no do etanol. Na parte de energia, houve redução de ICMS em várias regiões”, explicou o IBGE.

Devido às reduções específicas na energia e nos combustíveis, o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), André Braz, não considera o resultado de julho como uma deflação.

Segundo ele, o aumento contínuo e generalizado de bens e serviços caracteriza a inflação. Assim, o contrário é que deverá caracterizar a deflação, mas não foi isso o que aconteceu em julho. Na verdade, a queda dos preços é apenas um reflexo da redução do ICMS.

Leia Também: Motoristas de aplicativo podem ter regulamentação salarial

O post Índice de DIFUSÃO DA INFLAÇÃO fica em 67,7% em julho apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.