Hotelaria terá retomada total no Brasil apenas em 2023, diz estudo
O setor hoteleiro sofreu fortes perdas em 2020 devido à pandemia da covid-19. No entanto, a hotelaria no Brasil vem mostrando força em sua recuperação, mas ainda precisará de mais tempo para ter uma retomada total.
Em resumo, o setor registrou uma taxa de ocupação de 43% em 2021. Esse número representa um crescimento de 16,5 pontos percentuais em relação a 2020, quando a taxa havia caído para 26,5%.
Embora a hotelaria tenha disparado em um ano, a taxa de ocupação ficou bem inferior a de 2019 (60,2%). À época, o mundo ainda não sofria com a pandemia. Aliás, a crise sanitária afetou fortemente o setor hoteleiro, bem com o de turismo, devido ao distanciamento social e ao incentivo para as pessoas ficarem em casa.
Estes dados fazem parte do estudo “Hotelaria em Números 2022”, realizado pela JLL em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e com a Resorts Brasil.
Nubank LIBERA R$ 200 aos clientes; saiba como usar a função
Setor hoteleiro precisa crescer mais
De acordo com o estudo, a hotelaria no Brasil apresentou uma forte melhora no ano passado. Contudo, os dados de 2020 ficaram muito baixos, e esse foi o principal fator para o alto crescimento anual. Em outras palavras, a retomada total do setor só deverá acontecer em 2023.
“A pandemia impôs ao mercado pelo menos quatro fases distintas. Primeiro, passamos pelo período de maior restrição, com a paralisação das viagens. Em setembro de 2020, tivemos a volta de parte do turismo de lazer”, disse Ricardo Mader, diretor de Valuation and Advisory Services da JLL, em nota.
“Com a vacinação, a demanda cresceu e, a partir de março deste ano, estamos vendo os índices retomarem com maior velocidade. Por isso, a expectativa é para que em 2023 a taxa de ocupação esteja de volta a níveis históricos”, acrescentou.
Por fim, o estudo apontou que a taxa de ocupação vem apresentando dados mais animadores em 2022. A expectativa é que os números tenham dados cada vez melhores nos próximos anos, uma vez que a demanda deverá continuar aquecida e a oferta da hotelaria no Brasil deverá se manter estável.
Leia também: AUXÍLIO BRASIL: veja os estados com o maior número de usuários
O post Hotelaria terá retomada total no Brasil apenas em 2023, diz estudo apareceu primeiro em Brasil123.