Há migração automática de usuários do Auxílio Brasil para o Bolsa Família?
Dentro de pouco mais de uma semana o Governo Federal deverá iniciar os novos pagamentos do programa Bolsa Família. Embora membros do executivo tenham dito que o desenho do projeto é o mesmo registrado no Auxílio Brasil, o fato é que muitos cidadãos ainda têm dúvidas sobre este processo de transição.
Uma das questões mais comuns gira em torno da migração dos usuários de um programa para outro. Dados mais recentes do Ministério da Cidadania apontam que cerca de 21 milhões de pessoas estavam no Auxílio Brasil em dezembro do ano passado. Todas elas migrarão para o Bolsa Família automaticamente?
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome não há necessidade de novo recadastramento. Assim, em tese o cidadão não precisa se preocupar em realizar qualquer envio de dados ou de inscrição de qualquer natureza.
Quando o governo Bolsonaro substituiu a primeira versão do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil ainda em 2021, a opção foi por manter todos os usuários automaticamente. Agora com a mudança do Auxílio Brasil para o Bolsa Família, a tendência natural é de que o processo se repita com entradas automáticas.
Parte destas entradas automáticas já estão sendo concretizadas. Nas últimas horas, o governo iniciou o processo de divulgação das informações dos pagamentos para os usuários. Assim, estes cidadãos já podem conferir no app do Auxílio Brasil qual é o valor que eles devem receber a partir da próxima semana.
Revisão na conta
Nos últimos dias, membros deste mesmo Ministério afirmaram que devem realizar um redesenho do programa. A ideia é justamente entender quem são as pessoas que estão dentro do benefício, mas que não cumprem todas estas regras.
Ao mesmo passo, eles também pretendem realizar uma espécie de busca ativa para entender quem são as pessoas que não estão recebendo nada, mas que precisam desta ajuda. Com este movimento, é possível e provável que o novo governo decida excluir algumas contas e incluir outras.
Contudo, mesmo diante deste cenário, o cidadão não tem muito o que fazer. Como dito, não há nenhum tipo de inscrição direta para o programa. Ao usuário, cabe apenas a tarefa de manter o Cadúnico sempre atualizado com informações verdadeiras. Esta é uma dica que vale tanto para as pessoas que faziam parte do antigo Auxílio Brasil, como para aquelas que não recebiam nada.
Bolsa Família em janeiro
Os pagamentos de janeiro do Bolsa Família devem ter início no próximo dia 18 e seguem até o dia 31. Assim como acontecia no antigo Auxílio Brasil, as liberações acontecem sempre nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Veja no calendário abaixo:
Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).