Golpes Financeiros: confira dicas para se proteger
Golpes financeiros existem desde os primeiros registros em que a sociedade passou a utilizar moeda para realizar a comercialização de produtos e serviços. Com o passar dos anos e, por consequência, o advento de novas tecnologias, aumentou o leque de possibilidades em que criminosos possam cometer golpes financeiros, seja através de uma falha em aplicativos ou até mesmo a utilização do que é chamado de “engenharia social”, que basicamente significa a criação de todo um discurso para a aplicação do golpe financeiro.
Nestas últimas semanas, dois casos bem relevantes chamaram a atenção da população brasileira. Um deles envolveu uma pirâmide financeira de criptomoedas envolvendo a modelo brasileira Gisele Bündchen, a principal investidora da corretora de criptomoedas que faliu, levando bilhões de dólares de seus investidores. Um outro caso que surgiu no noticiário esta semana também esteve relacionado com uma pirâmide financeira de criptomoedas, mas envolvendo os jogadores de futebol William (Fluminense), Mayke (Palmeiras) e Gustavo Scarpa (Nottingham Forest e ex-jogador do Palmeiras).
Sendo assim, como é possível ver, qualquer pessoa está sujeita a golpes financeiros, independente da sua condição financeira. Com isso, é necessário ter atenção a algumas questões para não cair em golpes. Abaixo serão fornecidas algumas dicas para proteger seu dinheiro de forma adequada e também identificar algumas situações bastante comuns de golpes financeiros que vem sendo aplicados por criminosos.
Identificando e se protegendo de golpes financeiros
Uma das principais estratégias que vem sendo utilizadas por criminosos é a utilização de influenciadores digitais para divulgar seu esquema fraudulento. Ao utilizar influenciadores digitais, tais criminosos conseguem passar uma credibilidade para possíveis investidores. Na maioria das vezes, os influenciadores digitais são tão enganados quanto os investidores.
Além disso, desconfie de qualquer promessa de investimento em que seja prometido ganhos mensais irreais. Quando o assunto é rentabilidade sobre investimento, não existe caminho fácil. Muitas vezes criminosos que aplicam o golpe de pirâmide financeira utilizando como base criptomoedas justificam altos retornos devido à alta volatilidade do mercado cripto. Com um pouco de pesquisa, é possível perceber que o risco é altíssimo e é necessário bastante conhecimento para obter bons rendimentos.
Um outro ponto é a proteção de seus recursos financeiros. É importante utilizar instituições financeiras devidamente reconhecidas pelos órgãos reguladores para evitar falhas que possam ocasionar em golpes financeiros. Ao utilizar os aplicativos dessas instituições, também se preocupem em configurar proteções relacionadas a senhas, autenticação de dois fatores e limite de transferência de valores diários e em determinados horários do dia.
Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia Pix, criminosos vem realizando diversos sequestros, forçando que as pessoas façam a transferência instantânea no ato do crime. Até mesmo por esse motivo, o Banco Central anunciou que as instituições financeiras devem permitir que os clientes possam diminuir a quantidade de valores a serem transferidos em horário noturno. Uma cautela que os brasileiros tem adotado é transferir suas reservas para uma conta de banco que não fique em seu celular de uso diário, evitando o golpe financeiro.
O post Golpes Financeiros: confira dicas para se proteger apareceu primeiro em Brasil123.