Golpes do Pix: saiba o que fazer para recuperar o dinheiro perdido

O Pix é um sistema de transferências bancárias instantâneas criado pelo Banco Central (BC), o qual revolucionou a forma com que os brasileiros realizam pagamentos. No entanto, devido à praticidade no envio de dinheiro, os criminosos criaram diversos tipos de golpes envolvendo a ferramenta, como o golpe do falso boleto, golpe do falso anúncio, golpe do falso sequestro e golpe do robô do Pix.

Essas fraudes podem ser evitadas de diversas formas, porém, caso o usuário já tenha sofrido um golpe do Pix existe a possibilidade de recuperar o dinheiro perdido. Para isso, o primeiro passo é comunicar o ocorrido ao banco, que poderá bloquear o valor transferido aos golpistas, iniciando um processo de investigação.

A vítima também deve registrar um boletim de ocorrência, o documento oficial que registra um crime. Dessa forma, torna-se possível solicitar à Justiça o ressarcimento do dinheiro que foi perdido no golpe do Pix.

O bloqueio cautelar do valor transferido na fraude é outra ação importante após sofrer um golpe do Pix. Essa bloqueio é uma medida judicial, a qual impede o pagamento dos valores transferidos. Sendo assim, o bloqueio cautelar é essencial para a recuperação do dinheiro, caso o banco não aceite ressarcir a vítima.

Como aumentar as chances de ressarcimento?

Alguns pontos são importantes para aumentar as chances de recuperação dos valores perdidos no golpe do Pix. Confira a seguir:

  • Comunicação rápida: quanto mais rápido a vítima comunicar o banco sobre o golpe, e realizar o boletim de ocorrência, maiores são as chances de se obter o dinheiro de volta;
  • Fornecer provas: ao comunicar a Justiça e a instituição financeira sobre o golpe, a vítima deve juntar provas, que podem ser o comprovante de pagamento via Pix, boleto falso e mensagens de texto/e-mails enviados pelo golpista. No caso da comunicação ao banco, o próprio boletim de ocorrência pode servir como prova.
Golpes do Pix: saiba o que fazer para recuperar o dinheiro perdido
Golpes do Pix: saiba o que fazer para recuperar o dinheiro perdido Imagem: Agência Brasil.

Golpes do Pix


Você também pode gostar:

Se prevenir dos golpes do Pix também é muito importante, e para isso a melhor maneira é conhecendo as diversas fraudes. Dentre eles existe o chamado Golpe do Robô do Pix, uma prática em que os golpistas exploram a falta de atenção das vítimas, prometendo ganhos financeiros rápidos.

Para alcançar esse objetivo, eles utilizam a estratégia da engenharia social, que envolve o contato com as vítimas por meio de mensagens ou anúncios em plataformas de mídia social. Os golpistas apresentam oportunidades de investimento com retornos extremamente atrativos, solicitando a realização de transferências via Pix para contas desconhecidas.

De uma maneira muito similar também existe o golpe do falso anúncio, no qual os golpistas anunciam um serviço ou produto a preços muito abaixo do mercado. Acreditando ser uma promoção legítima, a vítima envia a quantia em dinheiro via Pix para os criminosos.

Por fim, também existe o golpe do falso boleto do Pix, no qual a vítima acredita estar pagando uma dívida, e o golpe do falso sequestro, em que os criminosos se passam por um parente ou amigo, cobrando um valor em dinheiro para o suposto resgate.

Sendo assim, os usuários devem ficar muito atentos com relação à veracidade de anúncios na internet, realizando uma pesquisa prévia sobre a empresa. Além disso, outra dica é apenas fazer a transferência via Pix após receber o produto ou serviço.

Siga o Notícias Concursos no Google News e receba novidades sobre Benefícios Sociais, Concursos, Empregos, Dicas e muito mais.

Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.



Este conteúdo apareceu primeiro em: [ Golpes do Pix: saiba o que fazer para recuperar o dinheiro perdido

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.