Fundos multimercados: dicas para investir de forma certa

A sua opção é realizar investimentos em fundos multimercados. Então, como investir de forma certa? Hoje, nós vamos indicar como investir de forma certa em fundos multimercados e assim, potencializar os seus lucros. Confira aqui no Brasil 123.

O que são fundos multimercados?

Os fundos multimercados são realizados por investidores que, juntam os aportes financeiros e aplicam suas cotas de participação, recebendo a rentabilidade também sobre as cotas de participação. Esses fundos não possuem exigências quanto ao aporte de investimentos, utilizando qualquer porcentagem nesses ativos, definidos em um regulamento do fundo.

Dicas para investir em fundos multimercados de forma certa

Em seguida, vamos dar dicas para investir em fundos multimercados de forma acertada:

1ª Dica: Conheça como funciona os fundos multimercados

Indicados para investidores moderados ou arrojados, os fundos multimercados possuem risco intermediário entre os de renda fixa e os de ações. Assim, conhecendo o seu tipo é possível identificar o seu risco.

Os fundos multimercados que investem a sua maior parte em ações possuem maior rentabilidade, no longo prazo. Já, os que investem a sua maior parte em dólar, tendem a ser mais arriscados, pois é extremamente volátil, inclusive maior do que a bolsa de valores.

2ª Dica: Considere a taxa de volatilidade

Veja: considere a taxa de 3% como de baixa volatilidade; entre 3% e 10%, taxa média de volatilidade, e acima de 10%, a volatilidade é alta. Desta forma, a volatilidade indica quanto a rentabilidade pode variar para mais ou para menos, oscilando de forma a deixar os investidores sempre em posição ativa, de “olhos abertos”.

3ª Dica: Considere a taxa de administração e de performance

Os fundos multimercados tendem a cobrar duas taxas para o investidor sobre a rentabilidade dos fundos:

Taxa de administração: é paga ao gestor do fundo sobre a rentabilidade do título. A média é de 1,79% sobre os dividendos recebidos.
Taxa de performance: é paga sobre a boa rentabilidade do fundo acordada no índice de desempenho determinado em reunião com os investidores. Em média, esta taxa é de 20% sobre a rentabilidade do fundo.

4ª Dica: Avalie a liquidez do fundo 

A liquidez é o tempo que demora entre a solicitação do resgate e o pagamento em dinheiro. Desse modo, nos fundos multimercados, depois da solicitação de resgate, o pagamento ocorre entre 30 dias até 180 dias. Assim, não é recomenda-se realizar o resgate antes do prazo determinado.

Os fundos multimercados não possuem exigências quanto ao aporte de investimentos – Reprodução AdobeStock

5ª Dica: Avalie o histórico do fundo multimercado aplicado

Busque uma corretora de investimentos que tenha credibilidade no mercado, que dê retorno não somente nos períodos recentes. Uma boa corretora, portanto, faz com que os investidores consigam se superar na sua rentabilidade, e procura sempre aplicar em fundo de maior rentabilidade.

Escolha um bom fundo, iniciando pela escolha de uma boa corretora de investimentos, que dará maiores informações sobre as taxas, os impostos, a volatilidade, a liquidez e principalmente procure conhecer o fundo. Seu dinheiro precisa ter a maior segurança possível, mesmo que o investimento esteja em risco, é melhor tentar minimizar o quanto for possível os riscos.

O post Fundos multimercados: dicas para investir de forma certa apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.