Fundo de previdência vale a pena?

Você já se perguntou se o fundo de previdência vale a pena? Essa é uma dúvida recorrente entre todos que querem se planejar para o futuro. Afinal, com o custo de vida cada vez mais alto, não dá para confiar apenas na sorte quando se fala do nosso sustento na velhice. Confira tudo aqui no Brasil 123.

Pensando nisso, hoje trouxemos para você muitas dicas e informações sobre a previdência privada para te dar um norte sobre esse assunto e te ajudar a decidir se esse investimento vale a pena. Ficou interessado? Então leia até o final e confira!

Fundo de previdência: o que é?

Os fundos de previdência, ou previdência privada, são uma modalidade de investimento para quem quer ter uma fonte de renda no futuro, quando não puder ou não quiser mais trabalhar. Eles funcionam mais ou menos do mesmo modo que o INSS, que é a previdência social atrelada ao governo.

Assim, um valor é depositado mensalmente em um fundo e, ao final do período de carência, o investidor faz o resgate do montante, acrescido de juros acumulados com o tempo. Sendo assim, quem é profissional liberal ou tem um custo de vida superior ao teto pago pelo INSS e precisará complementar a renda da aposentadoria, deve se preparar para o futuro, e o fundo de previdência é um meio de se fazer isso.

Quais as taxas e encargos do fundo de previdência?

Apesar de as taxas do fundo de previdência variarem bastante de uma instituição para outra, a maioria delas cobra taxas de:

Adesão, paga para abrir a conta do fundo de previdência;
Manutenção, cobrada mensalmente para arcar com os custos de pessoal e gerência das contas;
Carregamento, que é um valor com o qual você terá que arcar caso decida resgatar antecipadamente o montante ou solicitar a portabilidade para outra instituição;

Além dessas taxas, quando você for fazer o resgate, precisará pagar o imposto referente ao valor.

Como investir em fundo de previdência?

Você pode investir em um fundo de previdência através do próprio banco do qual é cliente. Afinal, a maioria deles oferece esse serviço. Entretanto, a rentabilidade desses investimentos em bancos costuma ser bem baixa.

Desse modo, o mais indicado é que você invista em previdência privada com uma corretora de valores, cujos rendimentos costumam ser mais altos em qualquer modalidade de investimento, inclusive o fundo de previdência.

Os fundos de previdência são investimentos para quem quer ter uma fonte de renda no futuro – Reprodução AdobeStock

Afinal, o fundo de previdência vale a pena?

Como vimos, existem uma série de taxas com as quais você terá que arcar para investir em um fundo de previdência. Tem também o imposto sobre o valor do resgate, que irá diminuir o seu percentual de lucro. Mas tirando isso, o fundo de previdência vale a pena sim, se você estiver realmente querendo fazer um investimento a longo prazo.

Para ter certeza de que ficará satisfeito com o resultado, pesquise bastante, compare entre as instituições e consulte um especialista para que ele te explique direitinho sobre quais os tipos de fundo de previdência e possa indicar qual deles é o ideal para você.

Agora que você já sabe se o fundo de previdência vale a pena, comece a se planejar para o futuro!

O post Fundo de previdência vale a pena? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.