Financiamento: preço de imóveis deve parar de subir!
O preço dos imóveis devem começar a se estabilizar em 2023. Isso é o que dizem especialistas ligados ao setor após um ano de 2022 com aumento significativo nos preços de moradia no Brasil. Com a alta da inflação e dos juros da economia, ficou difícil para a maioria da população a contratação de um financiamento imobiliário.
Atualmente, especialistas acreditam que não é um bom momento para contratar o financiamento. Apesar disso, a realidade deverá ser outra em 2023. Por isso, hoje vamos entender o que você deve ver no próximo ano antes de fechar qualquer contrato. Além disso, vamos entender os motivos de não ser um bom negócio fechar qualquer acordo agora.
Financiamento caro em todo o país
As taxas dos financiamentos estão bastante altas e, com isso, fica muito mais caro ter a casa própria com preços acessíveis. Isso tem uma explicação bastante simples, que afeta diretamente a sua escolha. Em termos gerais, não é um bom momento para pegar dinheiro emprestado e, por isso, a dica de especialistas é esperar até, pelo menos, a metade de 2023.
O financiamento está caro por conta da alta da taxa Selic. Nos últimos dois anos, a taxa subiu de 2% ao ano para 13,75%, valor que se manteve na última reunião do Banco Central. Com isso, os bancos ganham um bom retorno emprestando dinheiro para o governo, o que, em tese, é seguro. Por isso, para emprestar dinheiro para pessoas comuns, que é mais arriscado, o banco exige juros maiores. Além disso, quando os juros estão altos, a inadimplência tende a subir, o que afeta diretamente a vida de todos os brasileiros.
Por conta desse cenário, os juros pesam muito no financiamento atualmente. Em algumas linhas de crédito, os juros chegam a 11% ao ano. Dessa forma, durante todo o financiamento, um imóvel de R$200 mil pode sair, ao final de 360 parcelas, R$433 mil. Com isso, o valor pago será, efetivamente, o dobro do valor do imóvel. Contudo, vale lembrar que cada CPF possui uma condição diferente para fazer a operação.
Reprodução AdobeStock
O próximo ano será melhor?
Especialistas acreditam que 2023 será melhor. Isso acontecerá por conta do cenário internacional da economia, que deve começar a se estabilizar. Por conta disso, o Brasil deverá ter uma taxa de juros mais baixa, o que deixa o financiamento mais barato para todos os brasileiros. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os imóveis subiram 14,7% de outubro de 2021 a outubro de 2022.
Para 2023, o imóvel deverá ter uma estabilidade de preços, o que facilita as coisas para quem quer um financiamento. Com o preço estável e os juros caindo, a tendência é que os imóveis fiquem mais acessíveis para as pessoas mais vulneráveis. Vale lembrar que a expectativa também afeta quem procura financiar pelo Minha Casa Minha Vida, programa do Governo Federal para a compra de moradias no país.
O post Financiamento: preço de imóveis deve parar de subir! apareceu primeiro em Brasil123.