FIDCS: Diversifique sua carteira e garanta rentabilidade
FIDCS, ou Fundos de investimento em direitos creditórios, é uma diversificada opção de investimento que garante maior rentabilidade de investimento
Assim como pessoas, empresas também precisam de empréstimo quando passam por momentos de crise ou aperto. Geralmente, as empresas optam por financiamentos feitos por agências e bancos. No entanto, outras optam pelo FIDCS, que também funciona como uma forma de financiamento e empréstimo para empresas com dificuldades. A melhor parte, é que esse tipo de financiamento gera retornos melhores e maiores que alguns investimentos
FIDCS: O que é?
Abreviação de Fundo de investimento em Direitos Creditórios, do FIDC é conhecido como uma modalidade de investimento em direitos creditórios. Ou seja, investimentos feitos em todos os créditos que uma grande ou pequena empresa pode receber, como:
- Cheques;
- Títulos;
- Duplicatas;
- Parcelas de cartão de crédito;
- Contratos de locação;
- Promissórias;
O que para uma empresa pode ser dividido, para os investidores em FIDCS, são títulos que podem ser vendidos para terceiros.
Por isso, muitos investidores conhecem os fundos de direitos creditórios como formas de investir em contas que uma empresa ainda irá receber. A grande vantagem desse tipo de fundo é que ele pode ser proveniente de diversos setores de uma empresa:
- Financeiro;
- Comercial;
- Imobiliário;
- Industrial;
- Hipotecas;
- Arrendamento;
- Prestação de serviço;
Que tipo de investimento é o fundo de direitos creditórios
Também conhecido como fundo de recebíveis, o FIDC é um tipo de investimento de renda fixa. Sendo assim, todo o retorno desse investimento se baseia em taxas já previamente acordadas.
Neste caso, investidores que aplicam em fundos de renda fixa FIDCS, sempre estão cientes do valor que irão receber ao final da aplicação.
Apesar de ser um investimento de renda fixa, pouco apreciado pelos investidores, a rentabilidade é maior que títulos que possuem maior volatilidade.
Saiba quais são as taxas de rentabilidade do FIDCS
A remuneração desse tipo de fundo pode variar bastante de acordo com cada fundo onde são feitas as aplicações.
No entanto, mesmo podendo haver variações, as taxas de rentabilidade podem ser altas em todas elas. Veja abaixo quais são as principais formas:
- Porcentagem do CDI: Tendência de aumento de juros;
- Spread + CDI: Tendência para uma queda de juros;
- Preços (IGP-M, IPCA): Destinados a investidores de longo prazo e preservação de patrimônio;
- Taxa prefixada: Ciclo de alta de juros;
Qualquer um pode investir em Fundos de direitos creditórios?
O perfil do investidor em FIDCS pode ser bastante variado. No entanto, esse tipo de fundo possui uma complexa estrutura que requer elevadas quantias de investimento, principalmente no investimento inicial.
Sendo assim, é um investimento limitado a investidores qualificados e que possuem um perfil de investidor:
- Profissional;
- Com certificação da CVM;
- De clubes de investimentos;
- De pessoa jurídica ou física com mais investimentos arrendados a mais de 1 milhão;
Apesar de tais exigências, a CVM pretende facilitar o acesso a esse tipo de investimento. Podendo garantir o acesso aos demais perfis de investidores que desejam investir em FIDCS. No entanto, essa felicitação ainda está em discussão pela Comissão de Valores Mobiliários.