FGTS: quanto rendeu o investimento na Eletrobrás?

Quem investiu o dinheiro do FGTS nas ações da Eletrobrás, no mês de junho, por enquanto está com bons rendimentos. Isso porque as ações da estatal se valorizaram, o que fez com esse dinheiro rendesse bem mais que o próprio fundo de garantia. Com isso, foi um bom negócio para quem aproveitou, mas isso não quer dizer que seguirá assim.

Isso porque o investimento do FGTS na Eletrobrás é considerado de risco e, por isso, os rendimentos podem passar do positivo para o negativo facilmente. Além disso, vale lembrar que já não é mais possível investir o fundo de garantia em ações da estatal.

Como funcionou o investimento do FGTS?

No mês de junho, o Governo Federal permitiu que trabalhadores investissem na empresa Eletrobrás. O processo fez parte de um processo de privatização, que passou o controle da companhia para a mão de empresas privadas. Apesar disso, cidadãos brasileiros também puderam se tornar donos da empresa. E até agora, comemoram.

No processo de investimento, o valor mínimo de aplicação foi de R$200,00. Já o valor máximo era de até 50% do saldo do fundo de garantia. Além disso, o trabalhador que aplicou o valor precisará deixar o dinheiro por, pelo menos, 12 meses na ação da empresa. Caso queira resgatar o valor, o dinheiro não vai para uma conta bancária. Em caso de resgate, o valor é direcionado diretamente para a conta do FGTS novamente, passando a ter os mesmos rendimento dos valores do fundo de garantia. Isso só pode ser feito após um ano, ou em caso de demissão sem justa causa.

Além disso, ao escolher investir na empresa, o valor foi diretamente para o Fundo Mútuo de Privatizações (FMP), que é composto por bancos e empresas de investimentos. O dinheiro, nesses casos, é totalmente convertido em ações da Eletrobrás. Vale lembrar que essa modalidade de investimentos não há retornos garantidos e que esse investimento pode gerar perdas de dinheiro. Até agora, as ações valorizaram 9,79% desde o início do investimento.

Foto: Reprodução

O que vai acontecer no futuro da Eletrobrás?

As ações da Eletrobrás subiram bastante depois da compra das ações feita pelos fundos com o dinheiro do FGTS. Apesar disso, ainda é necessário esperar mais 9 meses para fazer o resgate do valor, caso o trabalhador opte por isso. Como falamos, a regra não vale para casos de demissão sem justa causa, quando o valor das ações cai no fundo de garantia automaticamente.

Para o futuro, analistas esperam que a companhia tenha problemas de rentabilidade. Com o preço da energia elétrica mais baixo, os lucros ficam menores. Apesar disso, vale lembrar que a Eletrobrás é a maior do setor no país, tem uma altíssima estabilidade e paga dividendos razoáveis. Com isso, é um investimento mais seguro que em outras ações, o que não deve gerar tanta volatilidade nos preços.

Apesar disso, ainda seguem valendo as regras de investimentos em ações. Ao colocar o FGTS na Eletrobrás, o investidor ainda pode perder dinheiro, caso o preço das ações caiam.

O post FGTS: quanto rendeu o investimento na Eletrobrás? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.