FGTS digital: veja quais empresas já podem começar a usar
Está acontecendo uma convocação do Ministério da Economia, por meio do eSocial, para que os empregadores participem da fase de testagem do FGTS Digital, já na fase de Produção Limitada.
Os entes empregadores que pertencem ao grupo 1 do eSocial (empresas que tiveram faturamento anual acima de 78 milhões de reais no ano de 2016) já contavam com a permissão para uso da nova plataforma do FGTS, desde o dia 19 do mês de agosto. Então, já existe a possibilidade de geração de guias rápidas e personalizadas.
Contudo, a partir deste dia 16 (sábado), haverá a liberação do ambiente do FGTS Digital para teste dos empregadores dos outros grupos (2,3 e 4).
Quer saber todos os detalhes sobre esta nova forma de lidar com os recursos do FGTS? Continue a leitura do texto até o final!
O que é o FGTS Digital
Primeiramente vamos entender o que é o FGTS Digital para assim entendermos as suas implicações e benefícios para as empresas e trabalhadores. Sendo assim, cabe explicar que essa é a nova plataforma que o governo criou para a arrecadação dos recursos referentes ao FGTS. O novo sistema funciona interligado com o eSocial, contando com funções que oferecem diversos serviços aos empregadores:
- Serviços de caixa postal;
- Parcelamento de débitos;
- Emissão de guias individualizadas.
Além disso, tem funcionalidades para facilitar também o acesso dos empregados, podendo realizar algumas ações, a exemplo das verificações dos extratos dos depósitos e acompanhamento da base de cálculo das contribuições. Desse modo, haverá muito mais transferência em todo o processo.
A nova plataforma, tem previsão de implantação para o mês de janeiro do ano de 2024. Então, a nova medida faz alterações na maneira como acontece o recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Portanto, toda empresa que tem a obrigação de recolher as contribuições do benefício precisam manter a atenção para se adequar às novas regras
Benefícios do FGTS digital
O FGTS digital traz inúmeros benefícios aos cidadãos brasileiros. Entre eles, é possível citar a diminuição das despesas pagas à arrecadadora do Fundo de Garantia. Da mesma forma que, com esta plataforma os custos operacionais irão diminuir.
Outro ponto positivo que esta nova modalidade trará é uma eficiência nos serviços que irá prestar ao empregado. Além de um aumento na eficiência no comando das informações.
Ademais, a plataforma trará mais transparência nas ações que possuem relação com o FGTS. Também, não podemos deixar de citar o aumento na segurança ao armazenar, assim como, aumentará a base de dados, a fim de que as empresas possam ter atitudes estratégicas. Por fim, vale ressaltar que o FGTS digital trará melhorias na comunicação.
Fase de teste da plataforma
Os testes do FGTS digital tiveram início no mês de agosto com os testes em Produção Limitada, neste mês houve a convocação do Grupo 1 do eSocial. Segundo o cronograma que o site do governo disponibilizou, a convocação dos grupos dois, três e quatro, ocorrerá na segunda quinzena do mês de setembro. No dia dez de novembro estes primeiros teste se encerrarão.
Ainda de acordo com o governo, no dia vinte de novembro, terá início a fase de testes em Produção Restrita. Após a conclusão destes testes, terá início a utilização da plataforma. A previsão para que isso ocorra é no mês de janeiro do próximo ano.
Você acha que o FGTS digital trará benefícios aos brasileiros? Compartilhe conosco, a sua opinião, nos comentários abaixo!
Este conteúdo apareceu primeiro em: [ FGTS digital: veja quais empresas já podem começar a usar