FGC: Fundo que realmente garante investimento
O FGC é considerado um dos muitos fundos que realmente garante investimento em determinados tipos de aplicações
Hoje em dia, dentro de um mercado tão abrangente como o mercado de investimento, para que um investimento seja garantido é preciso estudar e pesquisar. Isso porque, nem todos os tipos de investimentos são certos ou resultam em algum tipo de rentabilidade. E por isso que fundos como a FGC são desenvolvidos, para garantir que investimentos possam ter rentabilidade.
FGC em seus principais conceitos
Para quem sempre busca maneiras de diversificar a carteira de investimento sem abrir mão da segurança, a FGC é considerada uma grande oportunidade.
Dentro do mercado de investimento, a FGC (Fundo Garantidor de Crédito), garante preservar todo o patrimônio de um investidor em caso de falência da instituição financeira investida.
Apesar de ser considerada uma boa opção, ela somente protege ativos de renda fixa, seguindo regras que limitam quase totalmente sua atuação.
Essa instituição privada tem como missão principal proteger investidores de sistemas de investimentos de alto risco.
Entenda de que maneira o FGC funciona
Criada em 1995, durante a preocupação crescente da perda de fundos e investimento, a FGC representa estabilidade financeira para os investidores.
Muitos investidores o consideram como um Pagador de Dívidas, no entanto, não é bem assim que a FGC realmente funciona.
Este é considerado um fundo privado sem nenhum tipo de fim lucrativo. Sendo assim, seus recursos são totalmente formados por depósitos de instituições financeiras que estão associados ao FGC. Instituições como:
- Bancos múltiplos;
- Sociedade de crédito imobiliário;
- Companhias Hipotecárias;
- Sociedades de crédito;
- Financeiras;
- Investidoras;
- Caixa Econômica Federal;
- Bancos Comerciais;
- Associações de empréstimo e poupança;
Todas essas instituições mantêm a FGC funcionando. Para que dessa forma, ela possa oferecer seus serviços aos investidores que desejam garantir rentabilidade em aplicações de renda fixa.
Valor garantido pelo fundo de investimento
Existe um valor total que é garantido pelo fundo de investimento FGC. Geralmente, esse valor é limitado a 250 mil por CPF ou CNPJ.
Cada aglomeração financeira possui um limite aprovado de um milhão. Esse valor pode ser renovado a cada quatro anos dentro da FGC.
Sendo assim, caso o investidor possua um valor referente a 150 milhões investidores em qualquer corretora, ele apenas terá direito a 250 mil do FGC caso a empresa venha a falir.
Veja os investimentos que são protegidos pelo FGC
Apesar de ser um sistema de proteção de investimento bem elaborado e bastante usado entre investidores. O FGC não protege todos os tipos de investimento.
Muito pelo contrário, existe uma pequena quantidade de investimentos que são protegidos por esse fundo.
- Depósito de poupança;
- Certificado de Depósito Bancário (CDB);
- Recibos de Depósito Bancários (CDBs);
- Letras Hipotecárias (LH);
- Letras de Câmbio (LC);
- LCI;
- LCA;
Além disso, a FGC pode proteger depósitos que são mantidos em contas que não são movimentadas.
Em todas essas situações e investimentos protegidos, é importante saber que o valor máximo de reembolso garantido ainda é o mesmo.
Por mais que cada investimento possua uma rentabilidade que pode ser alta ou baixa, os valores nunca irão mudar.