Facebook vai mudar de nome; entenda

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou que a empresa vai trocar de nome nos próximos dias. Segundo ele, é uma tentativa da companhia de se desvincular apenas de uma rede social para fazer bem mais que isso.

Além disso, a empresa tem uma estratégia de mudança, passando do social para uma rede chamada metaverso.

O que é o metaverso do Facebook?

Metaverso é um ambiente na internet onde pessoas podem interagir de forma econômica e social. Para resumir, seria como um ambiente para conversar e fazer trocas de dinheiro. Para fazer isso, os clientes usam diferentes ícones e bonequinhos, chamados de avatares.

Isso acontece, por exemplo, em jogos de entretenimento. O mais famoso deles é um jogo onde cria-se um avatar para minerar uma criptomoeda própria do jogo. É a intenção do jogo Axie Infinity, por exemplo. Nesse jogo, os players jogam as fases e os universos do jogo em busca de uma criptomoeda que, na vida real, vale dinheiro. Eles podem trocar essa moeda em casas de exchange de criptos, como a Binance. A criptomoeda é a AXS.

A ideia do Facebook é fazer o mesmo caminho de modo a ter uma carteira digital própria, como já comentamos anteriormente por aqui. Dessa forma, os usuários do Facebook, que são muitos, poderiam transacionar na moeda da empresa, o que geraria alta liquidez e daria força à moeda. É mais um jeito de descentralizar o dinheiro, como dólar e euro.

Facebook
Foto: Divulgação/Facebook

Mas vai mudar o nome de tudo?

Não. Espera-se que o Facebook troque apenas o nome da holding, o que manteria o nome das empresas que estão no guarda-chuva da empresa, como a própria rede social e o WhatsApp.

Funciona assim: o Facebook é uma empresa que tem diversas empresas. Dessa forma, o Facebook é dona de uma rede social com o mesmo nome (Facebook), além de ter outras empresas, como o WhatsApp e o Instagram.

A ideia de Mark é que o Facebook dono das demais empresas troque de nome para que todas as empresas da companhia sejam vistas de forma distinta. Isso porque, hoje, o mercado vê Facebook Holding e Facebook rede social como a mesma coisa. Dessa forma, o novo nome daria uma cara nova à empresa.

Contudo, nenhum nome ainda foi divulgado e os fãs esperam ansiosamente para ver as novidades. O mercado espera que o novo nome seja lançado na conferência anual da empresa, que será no dia 28 de outubro. Com a nova cara, a empresa se torna ainda mais voltada à tecnologia do futuro, buscando investir naquilo que os novos tempos estão demandando.

Esse tipo de reestruturação é comum em diversas empresas. Dos casos brasileiros, tivemos o nome da Via Varejo mudado para Via recentemente. O intuito era o mesmo: sair do setor que o nome empregava. Dessa forma, a troca do nome Facebook para outro é apenas uma jogada de marketing que pode dar muito resultado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.