EV/Ebit: o indicador mais importante para analisar um ativo
Se você quer ser um investidor que usa a análise fundamentalista, o EV/Ebit é o indicador perfeito para você. Isso porque ele vai falar quais empresas estão mais descontadas e os testes do passado mostram que comprar ações descontadas trazem mais retornos.
Com isso, esse texto pode te trazer muito dinheiro! Fica ligado até o fim para entender melhor.
O que é o EV/Ebit?
O indicador EV/Ebit é composto por duas métricas super importantes. Nela, temos o EV, que significa Enterprise Valeu (do inglês, “valor da empresa”), e temos o EBIT, que quer dizer Earning Before Interest and Taxes. Saber as duas variáveis é importante para entender como interpretar o indicador.
Com o EV você verá o valor total da empresa. E o cálculo do valor da empresa pode ser um pouco complicada de calcular, mas o problema já foi resolvido. Isso porque para calcular o EV, você tem que fazer os seguintes passos: pegar o preço da ação no mercado e multiplicar pelo total de ações. Depois desse resultado, você soma a dívida líquida da empresa. Assim, o EV= (PREÇO DA AÇÃO x NÚMERO TOTAL DE AÇÕES) + DÍVIDA LÍQUIDA. E todas essas informações ficam disponíveis na internet. O preço da ação é o que aparece na sua corretora; o total de ações tem nos documentos das empresas; a dívida líquida vem nos balanços trimestrais das empresas.
Contudo, o EV já pode ser visto em sites, como o Fundamentus, que dá esses indicadores prontos para você.
Na parte do Ebit, o cálculo também é feito pela empresa e vem pronto para você nos resultados trimestrais. Ebit é todos os ganhos a empresa, com vendas de produtos, bens e serviços, antes de descontar os impostos e outros custos da empresa. É bem semelhante à receita bruta, mas tem algumas diferenças metodológicas.
Como interpretar?
Interpretar o EV/Ebit é bastante simples. Isso porque entendendo as duas partes, fica cada vez mais didático e fácil de entender o indicador. Após isso, você pode tomar sua decisão de forma racional, tirando a emoção do processo de compra de ações.
Por isso, todo investidor tem que investir em empresas que dão lucros. Como o lucro é fundamental para ter um Ebit positivo, empresas com EV/Ebit positivo são empresas que dão lucro. Além disso, o EV, que é o tamanho da empresa, também será sempre positivo.
Com isso, quanto maior o lucro em relação ao tamanho da empresa, melhor ela é, certo? Uma empresa que tem R$100.000 de tamanho e gera R$1.000.000,00 de lucro é espetacular! Por isso, quanto maior o lucro da empresa com o menor tamanho possível, melhor para o investidor.
Da mesma forma, quanto menor o EV/Ebit, mais descontada está a ação. E é exatamente essa métrica que você precisa buscar. Empresas com esse indicador abaixo da média do mercado.
Apesar disso, esse indicador muito baixo pode indicar problemas na empresa que, com a queda das ações, perdeu valor de mercado e o EV/Ebit dela ficou baixo. Com isso, nenhum indicador deve ser visto separadamente.