Europa está à beira de uma catástrofe. Entenda!
A Europa pode estar passando por um de seus maiores problemas desde o final da segunda guerra mundial. Na época, o continente ficou devastado por conta do conflito militar. Agora, a situação é um pouco diferente. Isso porque todos os países da região podem ficar sem energia elétrica. E tudo isso pode acontecer durante o inverno.
O motivo é os reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia, que já se estende a mais de seis meses. Por conta do conflito, a Europa fez sanções ao país de Vladimir Putin, que rebateu cortando o fornecimento de gás natural.
A Europa vai ficar no escuro?
Até parece ser uma previsão irrealista, mas economistas dizem que é extremamente possível que algumas regiões da Europa passem a ficar sem energia elétrica pelos próximos meses. A medida é tão grave que na Suíça o governo estuda aplicar multas para quem aquecer sua casa em temperaturas acima de 19 graus.
Isso porque a Rússia cortou o fornecimento de gás natural para o país. Ao todo, a maior parte da Europa depende diretamente do gás russo para gerar energia elétrica. Com isso, não apenas o aquecimento domiciliar fica afetado, como todas as indústrias podem ter que paralisar a produção. O resultado é uma economia devastada, com desemprego e fome em massa.
Além dessa possibilidade de ficar sem luz, a Europa também está com a maior inflação da história do euro. Em países, como a Inglaterra, a inflação é maior que a do Brasil, algo que nunca havia acontecido. Outro reflexo importante da crise europeia é que o euro, atualmente, está mais barato que o dólar, o que não acontecia há pelo menos 20 anos.
Foto: Reprodução
A Rússia não quer negociar
Desde o início do conflito com a Ucrânia, a Rússia vem sofrendo muitas sanções do Ocidente. Dessa forma, países como os Estados Unidos e todos aqueles que fazem parte da União Europeia estão proibindo e deixando de fazer comércio com o país russo. Contudo, quem mais sai perdendo é a própria Europa.
Ainda em abril, o mundo ficou proibido de comprar petróleo da Rússia. Contudo, a China assumiu o papel de compradora, mantendo a demanda ao produto russo. Além disso, muitos outros produtos, antes exportados para o mundo, agora são exportados para a China, o que vem sustentando a economia da região. Com isso, Putin teve a possibilidade de cortar o fornecimento de gás natural para a Europa, uma medida que levou pânico ao continente.
Imediatamente, países como a Alemanha voltaram a operar suas usinas de queima de carvão na tentativa de suprir a falta do gás. Contudo, especialistas dizem que a capacidade que elas têm de produzir estão bem abaixo daquilo que a Europa precisa. Com isso, além de ficar sem energia, o continente também se afasta da pauta climática, onde se comprometeu a reduzir os gases emissores do efeito estufa.
O post Europa está à beira de uma catástrofe. Entenda! apareceu primeiro em Brasil123.