EUA aumenta os juros: como isso afeta a economia brasileira?

EUA com os juros mais altos pode "roubar" investidores estrangeiros?

Quando o EUA aumenta os juros, normalmente os países emergentes, como é o caso do Brasil, são afetados pela retirada de investimento de estrangeiros. Hoje entenderemos melhor este fenômeno, e se dessa vez teremos alguma reação frente a esta atitude do Banco Central do EUA.

EUA aumenta os juros
EUA aumenta os juros – Imagem: Reprodução/Pexels

Federal Reserve toma decisão esperada pelo mercado

É fato que uma decisão do Banco Central dos Estados Unidos pode impactar inúmeros mercados, desde a renda fixa mais conservadora, até as criptomoedas memes.

Contudo, o FED correspondente ao nosso BC, e anunciou a continuação na sequência de alta da taxa básica de juros em 0.25%. Desse modo, o valor atual da taxa de juros chega a 5,5%, o que na verdade já era esperado pelas previsões do mercado.

Mas mesmo diante de um cenário previsto o Brasil corre risco de perder investimento do exterior? Falaremos um pouco melhor sobre este efeito causado pela decisão do Banco dos EUA.


Por que quando o EUA aumenta os juros os países emergentes perdem investidores?

Você Também pode gostar:

Existem alguns motivos que podem levar, não apenas o Brasil, mas países do mundo inteiro, a terem uma redução nos investimentos que vêm do dólar. Abaixo, reunimos cinco motivos pelo qual esta decisão pode impactar os países emergentes:

  • Fluxo de capitais: é muito comum que os investidores busquem melhores retornos em mercados mais seguros e estáveis, como o americano. Tal decisão pode levar a uma saída significativa de capitais dos países emergentes, pois, o dólar ainda é uma das moedas que mais transmitem segurança no mundo;
  • Desvalorização das moedas: com a saída de capitais, a oferta de moeda local nos países emergentes diminui, o que pode levar à desvalorização de suas moedas em relação ao dólar. Uma moeda mais fraca pode tornar os ativos desses países menos atraentes para investidores estrangeiros, reduzindo ainda mais o interesse nos investimentos nesses países;
quando o EUA aumenta os juros
Quando o EUA aumenta os juros – Imagem: Reprodução/Pexels
  • Aumento do custo do crédito: a alta da taxa de juros nos EUA também é capaz de elevar os custos de empréstimos internacionais. Afinal, muitos países emergentes têm dívidas denominadas em dólar. Com o aumento dos juros, o serviço dessa dívida fica mais caro, o que pode dificultar a captação de recursos e investimentos para o desenvolvimento econômico desses países;
  • Impacto sobre empresas e investimentos locais: essa decisão do FED tem potencial para desacelerar o crescimento econômico global, incluindo nos países emergentes. Uma economia global mais fraca pode levar a uma redução na demanda por produtos e serviços desses países, afetando negativamente as empresas locais e os investimentos domésticos;
  • Redução dos preços das commodities: Muitos países emergentes são grandes exportadores de commodities, como petróleo, minerais e alimentos. Uma desaceleração econômica global pode reduzir a demanda por essas commodities, o que levaria a uma queda nos preços, prejudicando a receita e o crescimento econômico desses países.

O Brasil sofrerá o impacto dessa vez com aumento dos juros?

Como vimos ao logo do artigo, os juros altos nos EUA são atrativos para investidores que movem grandes quantias de dinheiro (em dólar), e buscam por países seguros para fazer uma aplicação rentável.

O Brasil sofrerá o impacto dessa vez com aumento dos juros?
O Brasil sofrerá o impacto dessa vez com aumento dos juros? – Imagem: Reprodução/Pexels

Embora o movimento esperado seja o de investidores abandonando sua posição em países emergentes, o Brasil segue em outro momento.

Por outro lado, o Brasil vive um momento em que os indicadores econômicos têm apresentado constantes resultados positivos. Isso, aumenta a confiança dos investidores que alocaram dinheiro aqui, e mesmo esta alta, pode não ter um impacto significativo em relação ao dólar investido no país.

Confira também: Fobia financeira: descubra se você tem “medo de dinheiro”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.