Estresse financeiro: o que é e como lidar com isso?
Vem ganhando força no mundo todo as doenças ligadas à mente humana. E atualmente uma das mais comuns é o estresse financeiro, que atinge grande parte dos brasileiros. Com essa doença mental, é possível ter sintomas físicos, que atrapalham a sua rotina e também o seu relacionamento com as pessoas ao seu redor.
Por isso, hoje vamos falar sobre estresse financeiro, o que é ele e como lidar com esse problema. Vale lembrar que você pode sempre buscar a ajuda de um especialista para tratar da sua saúde mental de forma mais individualizada.
O que é estresse financeiro?
O estresse financeiro é uma preocupação constante com o dinheiro. Ele é diferente das preocupações normais do dia a dia, como pagar as contas ou tentar ganhar mais dinheiro. Na prática, ela é o pensamento exagerado em dinheiro, que vem por conta da difícil condição financeira ou a ânsia de estar ganhando sempre mais.
Na prática, existem diversos sintomas para essa doença, que atuam de formas distintas nas pessoas. Contudo, o principal sintomas é a falta de sono. Nesse caso, o sintoma do estresse financeiro é mais comum naquelas pessoas que não conseguem arcar com todos os seus gastos e não encontram saídas para economizar ou ganhar mais. Além disso, pessoas com depressão e ansiedade são muito propensas a terem estresse financeiro. Em alguns casos, essas doenças são decorrentes do estresse.
Por outro lado, também existem sintomas físicos para o estresse financeiro. Dores de estômago, cansaço constante, dores de cabeça e pressão alta podem surgir por conta da má relação com o dinheiro. Além disso, dificuldades em se relacionar com outras pessoas ou até mesmo medo de falar sobre dinheiro podem surgir por conta desse problema.
Apesar disso, é possível tratar com alguns passos de organização financeira e um pouco de motivação.
Foto: Reprodução
Como aliviar os sintomas?
Muitas pessoas tentam aliviar os sintomas de forma equivocada e, para superar o estresse financeiro, buscam o álcool e outras drogas. Contudo, especialistas afirmam que esse é o jeito errado de lidar com o problema, dado que existem soluções bem melhores. Com isso, para superar o estresse, vamos dar dicas valiosas para você.
A primeira dica é cuidar de você mesmo. Ao acordar pela manhã, procure comer bem, ler coisas positivas e conversar sobre diversos assuntos com as pessoas com quem você mora. Mesmo que dinheiro seja um problema para você, existem milhares de outros assuntos que podem preencher o seu dia. Outra dica muito importante é fazer exercícios físicos, como uma caminhada na rua, um passeio de bicicleta, entre outros. Isso fará com que você alivie o seu estresse financeiro e tenha mais clareza ao lidar com todos os assuntos da sua vida, inclusive o dinheiro. Além disso, na parte financeira, depois de cuidar de você mesmo, é importante ter organização, com tabelas e anotações de sua preferência. Mesmo que isso não vá resolver, de fato, o problema, isso dará um norte para que você consiga sair das dívidas pouco a pouco, seja renegociando no Serasa, seja pagando as parcelas com o seu próprio salário.
O post Estresse financeiro: o que é e como lidar com isso? apareceu primeiro em Brasil123.