ESSES são os passos para consultar o DINHEIRO ESQUECIDO
É comum que, atualmente, muitas famílias estejam precisando de uma graninha extra para conseguir que as finanças fiquem equilibradas. Ao menos, deduz-se que isso seja o que acontece, pois é o que aponta o levantamento de diversas instituições. São muitas pessoas inadimplentes, aproximando o número de mais ou menos 65 milhões de cidadãos. Por isso é que o “dinheiro esquecido” do sistema do Banco Central está sendo tão aguardado.
A ótima notícia é que o Banco Central divulgou essa semana o retorno do SVR (Sistema de Valores a Receber). Assim, os cidadãos terão condições de usar a plataforma a fim de consultar o possível dinheiro esquecido. Com isso, em caso afirmativo, poderão solicitar que os valores sejam recebidos.
Leia mais: COMUNICADO URGENTE para brasileiros com dinheiro esquecido
Retorno da consulta do dinheiro esquecido é comemorado após divulgação do Banco Central
Antes de tudo, é importante lembrar que o retorno das consultas à plataforma do Sistema de Valores a Receber estava no imaginário dos cidadãos há tempos, deixando todos ansiosos. Isso porque essa já é a segunda etapa de consultas, sendo que na primeira, ocorrida no começo de 2022, houve alguns percalços.
O começo da fase, tão esperada, nos primeiros meses de 2022, teve o empecilho da greve de servidores. Contudo, mesmo depois do fim dessa greve, o SVR continuou com a plataforma fora do ar, intencionando que houvesse alguns aprimoramentos e mudanças. Agora, o sistema tem a previsão para sua reabertura logo no dia 07 de março, com o retorno quase depois de um ano ada sua suspensão, que ocorreu no mês de maio de 2022.
No entanto, hoje, 1º de março, quem se interessava em consultar a plataforma para verificar se tem algum valor a receber, já pode acessar tão logo deu 10h. Ademais, a consulta é feita pelo próprio endereço eletrônico do Banco Central, no link: https://bityli.com/DAU8C.
Será possível sacar qual valor?
ESSES são os passos para consultar o DINHEIRO ESQUECIDO – Designi
O Banco Central calcula que ficará disponível o montante de R$ 6 bilhões esquecidos. Nesse ínterim, vale dizer que são aproximadamente 2 milhões de Pessoas Jurídicas, além de 38 milhões de Pessoas Físicas que terão direito ao recebimento da parcela de todo o valor.
Dessa forma, caso o cidadão consulte e veja que tem alguma quantia para receber do dinheiro esquecido, ele deverá retornar à plataforma posteriormente. Isso porque, em uma hora estipulada, após 07 de março, é que o sistema será liberado para devoluções.
A nova fase tem uma novidade para todos os brasileiros. Dessa vez, é possível consultar o dinheiro esquecido também dos cidadãos falecidos. Além do mais, na segunda etapa, incluiu-se consultas de contas mantidas tanto pelas corretoras quanto pelas distribuidoras, sem contar com as contas pós e pré-pagas encerradas, mas com um saldo remanescente.
Banco Central alerta para os diversos golpes
Após o anúncio feito pelo Banco Central do retorno da consulta, bem como da possibilidade do recebimento do dinheiro esquecido, os golpes aumentaram. Muitos cibercriminosos acabaram se aproveitando do momento para efetivar a aplicação de golpes.
Dessa forma, a fim de evitar que tenham mais vítimas, a recomendação é ficar bem atento para se ter informações apenas de fontes confiáveis. Portanto, deve-se acreditar somente nas páginas oficiais do Banco Central. Também recomenda-se não clicar nos links desconhecidos nem os enviados por WhatsApp, SMS e afins.