Erro no app Meu INSS, o que fazer?

O aplicativo do Meu INSS foi criado em 2016, e possui mais de 36 milhões de acessos mensais, e podem conter erros na inserção dos dados. Assim, hoje, nós indicaremos o que fazer em caso de erro no aplicativo do Meu INSS.

Saiba que os dados informados no aplicativo, estão interligados com a plataforma do Meu INSS, e a inserção dos dados é feita por pessoas humanas. Assim, muitas vezes podem ocorrer erros de digitação, ou falta de dados informados. Ou também, podem ocorrer erros de informação apresentados pelos usuários.

Quais são os principais erros cometidos na solicitação de benefícios?

Existem erros básicos na solicitação de benefícios que fazem com eles não sejam analisados, seja por falta de documento, seja por falta de informações. Por isso, é importante, sempre que você for fazer a solicitação de qualquer benefício, que fique atento às seguintes questões:

Informe de forma completa e correta, todos os dados solicitados pelo aplicativo, procurando não deixar dados incompletos;
Confira na CNIS todos os dados informados se correspondem à realidade;
Informe todos os períodos trabalhados na atividade rural ou em órgãos públicos;
Informe todos os períodos trabalhados como professor, que possuem regras diferentes conforme o nível de ensino;
Anexe os documentos solicitados, cada um no seu espaço específico.

app Meu INSS – Reprodução Canva

No primeiro momento da análise, os dados são verificados de maneira automática, e desta forma, se os dados estiverem todos informados, e os anexos estiverem inseridos no local certo, é bem provável, que a sua solicitação seja concluída de forma automática.

Se houver falta de alguma informação, automaticamente, o sistema irá solicitar, os documentos faltantes para a conclusão da análise. Por isso que é importante, acompanhar a solicitação: assim, você será notificado da falta de alguma documentação.

Se permanecer a falta de documentos ou informações, é que passará pela análise de uma pessoa. Portanto, considere que a pessoa que está avaliando o seu benefício, não conhece a sua vida pessoal, e não tem condições de “adivinhar” informações que não são informadas.

O que fazer se os vínculos trabalhistas estiverem incorretos no app Meu INSS?

Esta informação é de extrema importância, principalmente se a solicitação é de aposentadoria. A avaliação correta destes campos, é fundamental para se constatar inconsistências e que são possíveis de resolver.

Assim, na tela “Vínculos e períodos trabalhados e contribuídos”, é possível visualizar se falta algum tempo a ser computado. Se houver falta, é possível que você informe neste campo, e anexe os comprovantes do trabalho efetivado.

É possível fazer qualquer tipo de correção nesta tela, desde que você anexe documentos que comprovem a sua alteração.

Normalmente quando isso acontece, a análise é feita por um funcionário, que pode solicitar a comprovação, se você não anexar a documentação.

Este é o momento de corrigir os vínculos empregatícios existentes, bem como a quantidade de contribuições, entre outras solicitações.

Faça o acompanhamento da sua solicitação pelo próprio aplicativo do Meu INSS, e assim, você saberá se está andando o processo, o parado para “cumprir alguma exigência”.

Assim, quanto antes você cumprir a exigência, mais rápido irá ser concluída a sua solicitação.

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