ENTREGA do cartão do AUXÍLIO BRASIL: veja perguntas e respostas
No final do último mês de junho, o Governo Federal iniciou o processo de entrega dos novos cartões do Auxílio Brasil. Os dispositivos estão sendo entregues com chips. Assim, os beneficiários poderão usar o objeto não apenas para sacar o dinheiro do benefício social, como também encontrarão a possibilidade de fazer compras no débito.
No entanto, mesmo depois do início da entrega dos cartões, muitos cidadãos ainda têm dúvidas sobre o procedimento. Separamos algumas perguntas comuns aos usuários do Auxílio Brasil para que eles possam saber como o processo funciona e como evitar cair em notícias falsas. Veja abaixo.
Perguntas e respostas
Preciso solicitar o novo cartão?
Não. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, não é necessário solicitar o novo cartão do benefício. A entrega está acontecendo de forma automática. O próprio Governo escolhe quem são as pessoas que podem receber o dispositivo. Aos demais, resta esperar até que novas liberações aconteçam.
O que faço com o cartão do Bolsa Família?
Segundo o Ministério da Cidadania, o cartão do antigo Bolsa Família segue válido. Dessa forma, é importante mantê-lo com você, mesmo em um cenário de recebimento do novo dispositivo. Basicamente, os dois realizam as mesmas atividades de saques.
Todos poderão receber o novo cartão?
Neste primeiro momento, o Ministério da Cidadania entrega os cartões novos apenas para os usuários que entraram na folha de pagamentos do Auxílio Brasil entre os meses de janeiro e junho deste ano. O Planalto até planeja entregar os dispositivos para os demais usuários, mas ainda não há uma data para a possível nova leva.
Quem vai entregar?
O Governo Federal afirma que a entrega dos cartões é de responsabilidade dos Correios. A empresa entregará os dispositivos na casa de cada indivíduo. Vale lembrar que o endereço de envio é justamente aquele que está registrado no Cadúnico da família.
E se eu não receber?
Não há problema. Caso o cidadão não receba o novo cartão do Auxílio Brasil, ele poderá movimentar o dinheiro do benefício de várias outras formas. Além do cartão do antigo Bolsa Família, o indivíduo também pode usar o app do Caixa Tem para realizar transferências, pagamentos de boletos e até mesmo algumas compras online.
Como posso cadastrar a senha?
Não é preciso sair de casa para cadastrar a senha do novo cartão do Auxílio Brasil. Conforme informações do Ministério da Cidadania, basta abrir o app do Caixa Tem, clicar em “Auxílio Brasil”, seguir para “Criar Senha do Cartão” e pronto. Outra opção é ir diretamente para uma agência da Caixa Econômica e realizar o procedimento.
Cartão do Auxílio Brasil
A entrega dos novos cartões do Auxílio Brasil acontece em um contexto de muita polêmica. Parlamentares de oposição acusam o Governo Federal de gastar dinheiro público apenas para trocar os dispositivos e tirar a marca do antigo Bolsa Família das ruas.
O Governo nega e afirma que a entrega dos novos cartões obedece apenas a um critério técnico. Ao menos dois grupos de deputados enviaram questionamentos para a Controladoria Geral da União (CGU) nos últimos meses.
Informações divulgadas nesta terça-feira (12), pelo portal de notícias UOL apontam que o Governo pretende gastar mais de R$ 130 milhões com a produção dos novos cartões do Auxílio Brasil.