Entre no mercado de investimentos de forma objetiva e planejada
A sua entrada no mercado de investimentos deve ser direcionada de maneira objetiva e planejada, sendo assim, considere realizar um planejamento financeiro que contemple suas necessidades.
Entre no mercado de investimentos de forma objetiva e planejada
Para realizar um planejamento é preciso considerar as suas metas em curto, médio e longo prazo. Sendo assim, é viável que defina metas e separe seus custos entre fixos e variáveis.
Busque por informações oficiais
Para direcionar a sua entrada no mercado é necessário conhecer as opções de investimentos. Portanto, busque por plataformas oficiais para que obtenha o máximo de informações possíveis de modo orientativo.
A Bolsa de Valores do Brasil (B3) lançou a plataforma Bora Investir, com essa objetividade de orientar o novo investidor. Por isso, pode ser importante acompanhar as informações oficiais da instituição.
Entenda a economia e sua volatilidade
O Banco Central do Brasil (BCB) periodicamente divulga informações sobre a economia de forma geral; o que é muito importante, já que é necessário entender a economia e sua volatilidade para que possa entender os os fatores que impactam o mercado de investimentos.
Comece por opções de renda fixa
O novo investidor deve iniciar por opções de renda fixa, já que para arriscar mais, é necessário entender melhor as mudanças do mercado. Além disso, as opções de renda fixa permitem que saiba o valor que será resgatado no final do contrato.
Por isso, os especialistas em finanças aconselham que os novos investidores invistam valores baixos e diversifiquem o máximo possível. O Tesouro Direto e os Certificados de Depósito Bancários são opções interessantes para quem deseja iniciar no mercado de investimentos, por exemplo.
Considere as suas particularidades
O planejamento financeiro, em qualquer situação, deve ser customizado no sentido de que alcance seus objetivos. Por isso, analise alguns apontamentos para que possa direcionar o seu fluxo financeiro de forma gradual.
Quais são as suas metas?
Qual é o valor total disponível para seus investimentos?
Qual é a possibilidade de precisar resgatar valores antes do prazo determinado?
Dentre as opções analisadas, qual é a melhor para viabilizar uma reserva de emergência?
Qual opção de investimento ampara o seu planejamento de aposentadoria?
Esses são apenas alguns questionamentos possíveis, assim sendo, é relevante buscar informações oficiais, considerar suas particularidades e investir valores baixos de modo diversificado. Visto que são fatores principais para o investidor iniciante. Assim sendo, não abdique do seu planejamento para entrar no mercado de investimentos.