Entenda a polêmica por trás da empresa do dono da Ita
A Itapemirim Transportes, uma das maiores malhas rodoviárias do Brasil, agora é a mais nova empresa aérea em operação do país. Apesar de ser uma excelente notícia para a empresa e para os clientes, o lançamento da Itapemirim Transportes Aéreos (Ita) veio cercado de polêmicas. Além disso, há testemunhas de atraso salarial.
E para piorar a situação e a imagem da empresa, uma investigação do Congresso Em Foco descobriu que o dono da empresa, Sidnei Piva de Jesus, tem uma empresa bilionária no Reino Unido. Vale lembrar que a Itapemirim Transportes está em recuperação judicial. Você entenderá melhor!
A Itapemirim e a Ita
A Itapemirim Transportes, que trabalha com viagens de ônibus, já existe há mais de 60 anos e é uma empresa consolidada no ramo. Com uma expansão forte nos anos de 1960, a Itapemirim é uma das maiores empresas de ônibus do país, com mais de 200 municípios atendidos. Contudo, no ano de 2020, a Itapemirim lançou seu braço de aviação, a Ita. Em meio a esse lançamento muito esperado pelo mercado, algumas sujeiras começaram a aparecer.
A principal delas foi a recuperação judicial da Itapemirim (ônibus). As dívidas trabalhistas somam valores vultuosos e diversos funcionários, que acionaram judicialmente a empresa, estão sem receber sua rescisão de contrato, multas do FGTS e demais direitos trabalhistas. Apesar disso, a empresa afirmou estar se esforçando para normalizar a situação. Contudo, até agora, os ex-funcionários afirmam que nada foi feito.
Posteriormente, os portais de notícias mostraram que a Ita, do transporte aéreo, está com os salários atrasados e com diversos problemas de pagamento a seus colaboradores. Com isso, a empresa já começa no mercado com problemas. Além disso, fontes afirmam que os atrasos são recorrentes e que a empresa não fornece EPI (Equipamento de Proteção Individual) e uniformes apropriados.
Em meio a tudo isso, um choque
Diante desse noticiário conturbado da empresa, o Congresso Em Foco apurou que o dono da Itapemirim fundou uma empresa no Reino Unido. De nome SS Space Capital Group UK Ltd, a empresa de Sidnei Piva trabalha com investimentos em geral e tem um capital social de R$6 bilhões, valor suficiente para cobrir as dívidas de ambas as empresas.
Contudo, Sidnei e a Ita afirmam que a empresa britânica não tem correlação com as empresas brasileiras e que os valores de uma não afetam a outra. Contudo, a Ita confirmou que a empresa é de propriedade de Sidnei. Apesar disso, em uma recente tentativa de ganhar uma licitação em São José dos Campos (SP), a empresa de ônibus juntou ao processo um certificado de garantia de fundos da SS Space Capital, ou seja, uma garantia de valores. O valor é de £700 milhões. No processo, o certificado consta assinado pelo próprio Piva.
Com o acontecimento, especialistas afirmam que a empresa pode sofrer severos processos judiciais que, no fim das contas, podem levar à suspensão das atividades. Apesar disso, funcionários afirmam que o processo de rescisão trabalhista e demais encargos estão no judiciário há anos, e sem perspectiva de finalizar. A empresa não respondeu às acusações.