Encontrar um emprego rapidamente: conheça essas 7 dicas imperdíveis
O desemprego de longa duração tornou-se uma situação bastante comum, especialmente acima dos 45 anos. Mas, por que demoramos tanto para encontrar um emprego? Muitas variáveis influenciam, como o aumento da concorrência ou a escassez de ofertas em alguns setores. Não se pode alterar ou controlar estes fatores, mas se pode modificar outros que, curiosamente, interferem bastante no sucesso dessa empreitada.
Como encontrar um emprego usando 7 dicas imperdíveis?
1.Planeje sua rotina
As pessoas que se organizam e põem um método à sua procura, são as que encontram emprego mais rapidamente. Desde o momento em que você se levanta de manhã até ir para a cama à noite, há pelo menos 14 horas. Depende de você se elas são produtivas ou se elas se tornam improdutivas e um desperdício de tempo.
É melhor criar um cronograma de tarefas realista que atenda às suas necessidades. Por exemplo, após o café da manhã, confira as novidades nos portais de empregos e nas redes sociais. Em seguida, invista uma hora em pesquisa proativa, etc. Também é muito útil definir metas: fazer alguns novos contatos no LinkedIn toda semana, incluir pelo menos um novo treinamento a cada 3 meses… Tudo depende da sua situação e necessidades.
2.Formar-se em algo novo
Se o seu currículo não corresponder a nenhuma oferta nos últimos meses ou anos, talvez você não esteja oferecendo aos empregadores o que eles procuram. Proponha incorporar na sua candidatura uma formação que enriqueça o seu perfil, tornando-o mais atrativo.
De que forma? Tudo depende do tipo de cargo a que se candidata, embora algumas áreas sejam sempre uma boa ideia: novas tecnologias, linguagens, técnicas de marketing e vendas.
3.Cobrir períodos de inatividade como voluntário
Seu currículo tem muitos espaços vazios, ou seja, longos períodos em que não aparece nenhuma experiência ou formação? Nesse caso, demonstrará que você é um candidato desatualizado.
Com isso, é preciso preencher essas lacunas e nada melhor do que ser voluntário. Antes de tudo, você terá desenvolvido uma atividade produtiva e útil para a sociedade. Além disso, projetará uma boa imagem para as empresas, que deduzirão que você é um profissional comprometido, ativo e com capacidade de trabalhar em equipe. Sem contar que, ao ser voluntário, aumentará sua autoestima e rede de contatos. Para escolher a atividade de voluntariado, foque sempre em algo que goste e no qual se sinta confortável. Pode ser natureza, contato com pessoas (deficientes, idosos, etc.).
4.Seja proativo
Como diz a citação popular: “Se a montanha não vai para Maomé, Maomé vai para a montanha.” Não adianta “inscrever-se” nas ofertas disponíveis em todos os portais de emprego. A diferença é feita por quem contata diretamente as empresas.
Lembre-se de que os recrutadores procuram candidatos motivados. Se você entrar em contato com eles e transmitir seu desejo de fazer parte de sua equipe, terá demonstrado boa parte desses atributos sem perceber.
Comece por fazer uma lista de “empresas-alvo”, aquelas em que gostaria de trabalhar e que se adéquam à sua formação e experiência. Conheça os perfis e solicite um telefone ou e-mail da pessoa de Recursos Humanos. O LinkedIn é um excelente canal para entrar em contato com a empresa sem ser invasivo.
5.Use as redes sociais e inclua palavras-chave
Se você ainda não tem um perfil no LinkedIn, agora é a hora! Mais e mais empresas o utilizam para recrutar seus futuros trabalhadores. Não é necessário ter uma qualificação muito alta, pois o mais importante é ter vontade de criar um perfil atraente e divulgá-lo.
Para isso, uma boa ideia é incluir palavras-chave para que os recrutadores possam encontrá-lo facilmente. Por exemplo, se você tem experiência em atendimento ao cliente e está procurando emprego em uma loja, saiba que muitas empresas buscam a palavra-chave “atendente de loja”, “gerente de loja”. Inclua todas as palavras-chave que podem aproximá-lo da posição para a qual deseja se candidatar.
6.Esgotar todos os canais de busca de emprego
Portais, agências de emprego e entidades sem fins lucrativos, serviços públicos de emprego, redes sociais e contatos pessoais. Este último percurso é muito relevante, enquanto 8 em cada 10 ofertas são abrangidas por conhecidos.
Contate todas as pessoas à sua volta que lhe possam abrir as portas de trabalho: familiares, amigos, ex-colegas. Assim, acrescente novos contatos participando em feiras, fóruns, reuniões de trabalho, etc.
7.Se prepare para as entrevistas de trabalho
Se te chamam para uma entrevista de emprego, significa que você passou na triagem curricular, mas de pouco adianta se não estiver preparado. Procure dominar bem alguns aspectos:
A empresa – O que você sabe sobre ela? Qual é a sua missão, visão e valores? Quanto mais informações você coletar, melhor poderá orientar seu discurso na entrevista;
O posto de trabalho – Para qual posição você está concorrendo? Quais funções terá que desempenhar?
Sua candidatura – Como posso explicar que sou adequado para o cargo? É importante que você mostre que suas qualidades correspondem aos requisitos. Também é útil ensaiar a resposta para algumas perguntas como “o que você pode contribuir para esta empresa?”, “Por que você acha que devemos escolher você?”. Use suas habilidades e experiências anteriores para explicar os motivos pelos quais você pode agregar valor à posição.
Porém, acima dessas recomendações, existe uma essencial: atitude positiva para encontrar um emprego. É a pedra angular de todo o processo de pesquisa. Se você está se sentindo desanimado, invista em sua saúde emocional. Se você seguir essas orientações, certamente o trabalho baterá à sua porta em pouco tempo.
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