Empréstimos pessoais: Tipos, vantagens e desvantagens
Empréstimos pessoais são o recurso que muitas pessoas utilizam quando precisam de dinheiro extra para abrir uma empresa, pagar dívidas ou lidar com as emergências financeiras. Porém, antes de contratar um empréstimo é importante ficar atento aos diferentes tipos, assim como suas vantagens e desvantagens. De posse dessas informações, é possível fazer a melhor escolha e evitar o pagamento de juros desnecessários.
Tipos de empréstimos pessoais
Os empréstimos pessoais mais comuns no mercado atualmente são:
Empréstimo pessoal com garantia: Nesta modalidade o empréstimo é concedido com a garantia de um bem do solicitante, como um imóvel ou veículo. Este tipo de empréstimo costuma ter as taxas mais baixas, já que a taxa de juros está diretamente relacionada ao risco do credor. Como existe um bem como garantia, o risco diminui e consequentemente a taxa de juros também.
Empréstimo pessoal sem garantia: Esta é a modalidade mais comum e mais facilmente disponível à todos. No caso do empréstimo pessoal sem garantia, os juros costumam ser mais altos. Isso deve-se ao fato de que, sem a garantia de um bem o risco do credor é maior, logo, as taxas de juros também são maiores.
Empréstimo pessoal consignado: Também popularmente conhecido como “empréstimo para aposentado”. O público alvo deste tipo de empréstimo são pessoas que possuem renda garantida, como aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. Como o risco de não receber reduz consideravelmente em relação ao “empréstimo pessoal sem garantia”, uma vez que as parcelas normalmente já são descontadas em folha, esse empréstimo também tem juros mais baixos que o anterior, mesmo não sendo fornecido nenhum bem em garantia.
Atualmente várias empresas já têm oferecido empréstimo consignado para trabalhadores com carteira assinada. Os valores e as taxas não são tão atrativos quanto o de aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, pois ainda que seja consignado em folha de pagamento, os trabalhadores CLT sempre correm o risco de desemprego e perda do vínculo com a empresa contratante, que é quem faz o repasse dos pagamentos a entidade que concedeu o empréstimo.
Empréstimo pessoal online: Outra modalidade que tem se tornado cada vez mais popular, já que é possível solicitar o empréstimo com poucos cliques online, de forma rápida e fácil, sem sair de casa. Porém é preciso tomar cuidado com as taxas de juros, pois como não há garantia para o credor, as taxas podem ser elevadas.
Notícias CHOCANTES sobre o PIX e o cartão de débito
Vantagens e desvantagens
Cada tipo de empréstimo tem suas vantagens e desvantagens, que precisam ser avaliadas antes da tomada de decisão.
Empréstimo Pessoal com garantia
No caso do empréstimo pessoal com garantia, a vantagem é a taxa de juros mais baixa, além da concessão de valores mais elevados. Neste caso a desvantagem é a necessidade de possuir um bem quitado a ser dado como garantia. Outra desvantagem é a burocracia, pois além dos documentos do tomador do empréstimo, é necessário reunir uma série de documentos do bem que está sendo dado em garantia.
Empréstimo Pessoal sem garantia
O empréstimo pessoal sem garantia não é necessário oferecer um bem como garantia, porém, as taxas de juros nesta modalidade costumam ser mais altas, o que pode tornar o empréstimo caro e até inviável se o objetivo for a realização de algum projeto.
Esse empréstimo conta com a vantagem da baixa burocracia. Como não é apresentado bem como garantia, a burocracia para a concessão por parte do credor costuma ser baixa, desde que o tomador tenha boa reputação nos órgãos de proteção ao crédito. Os valores oferecidos vão depender do relacionamento que o cliente possui com a instituição e o histórico de pagamentos.
Empréstimo Consignado
No caso do empréstimo consignado a grande vantagem é que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, o que garante segurança ao credor. Porém, os valores oferecidos não costumam ser altos e só atende a um público restrito.
Empréstimo Pessoal online
No empréstimo pessoal online a maior vantagem é a facilidade, rapidez na solicitação e na concessão do empréstimo. Nesta modalidade os valores também não costumam ser altos e a taxa de juros é um fator de muita atenção, pois podem ser elevadas. Além disso é preciso ter cuidado com as informações pessoais que estão sendo fornecidas na solicitação.
É importante assegurar-se de estar fazendo negócio com uma empresa idônea, pois muitos golpes no mercado de crédito são aplicados na oferta deste tipo de empréstimo.
Assim, os empréstimos pessoais são uma opção rápida para quem precisa de dinheiro extra. Antes de solicitar é necessário avaliar a real necessidade de se recorrer a esse mecanismo e analisar com cuidado a capacidade de pagamento, para evitar o endividamento e suas consequências. Com cuidado e planejamento, é possível utilizar o empréstimo pessoal de forma consciente e responsável.
Confira também: Programa Desenrola de LULA beneficiará parte dos endividados