Empréstimo Auxílio Brasil tem menos liberações em dezembro
Muitos acreditam que o lançamento do programa de crédito consignado do Auxílio Brasil, em outubro deste ano, foi uma tentativa de garantir a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Por isso que hoje, vamos informar que o empréstimo do Auxílio Brasil tem menos liberações em dezembro.
Como ocorreu a liberação do empréstimo consignado para o Auxílio Brasil?
As famílias de baixa renda, que normalmente têm dificuldade em obter crédito no mercado atual, puderam se inscrever. Eles devem colocar parte de sua renda suplementar no pagamento do empréstimo para conseguir isso. No mês de outubro, quando o empréstimo rotativo consignado do Auxílio Brasil foi disponibilizado ao público pela primeira vez, as vendas do produto resultante dispararam.
A Caixa Econômica informa que em apenas três dias foram gerados R$1,8 bilhões em créditos para 700 mil pessoas. No entanto, este produto teve um declínio significativo em novembro, com uma queda correspondente no número de lançamentos.
O que dizem os relatórios do Banco Central a respeito?
Relatórios internos do Banco Central do Brasil, sobre a Caixa Econômica, sugerem que a Caixa Econômica Federal, está bloqueando a soltura do consignado após as eleições que deram a presidência a Luís Inácio Lula da Silva (PT). Funcionários do banco informaram, então, que têm mais rigor na liberação do crédito, sendo que foi a recomendação recebida.
Dessa forma, segundo Renato Baldini, chefe interino do Departamento de Estatística do Banco Central do Brasil, o número de aprovações de crédito consignado do Auxílio Brasil diminuiu consideravelmente no mês de novembro. Isso sugere, portanto, que a medida teve o efeito desejado.
Ainda posso solicitar o empréstimo consignado Auxílio Brasil?
As solicitações de empréstimo consignado do Auxílio Brasil continuam disponíveis nos bancos parceiros. Assim, ainda há disponibilidade nos bancos parceiros para pedidos de empréstimos consignados do Auxílio Brasil. As opções bancárias para contratação de crédito são restritas; para se ter uma ideia, apenas a Caixa Econômica, um dos grandes bancos, autorizou o lançamento desse produto.
Tudo porque especialistas acreditam que incluir um desconto financeiro em um benefício previdenciário aumenta o risco de endividamento das famílias de baixa renda. Por conta disso, instituições financeiras como Santander, Itaú e Bradesco optaram por não conceder crédito. Mesmo que a família perca o Auxílio, os pagamentos ainda terão que ser feitos.
No entanto, os interessados ainda podem tentar solicitar o crédito consignado, mas devem estar cientes de que os critérios de liberação dos recursos estão cada vez mais rígidos.
O Cliente Caixa pode fazer o seu pedido utilizando os seguintes canais:
Aplicativo Caixa Tem;
Agência bancária;
Casas lotéricas;
Correspondentes bancários Caixa Aqui.
Funcionários do banco informaram que têm mais rigor na liberação do crédito – Reprodução AdobeStock
Como funciona o crédito consignado do Auxílio Brasil?
O crédito consignado do Auxílio Brasil possui as seguintes regras prioritárias:
Margem consignável: 40% sobre R$400,00;
Número de parcelas: 24;
Aplicação de juros: no máximo 3,5%;
As parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do benefício;
O desconto ocorre a partir do mês seguinte à concessão do empréstimo.
Por fim, o empréstimo consignado ainda é uma realidade!!!! Assim, você pode solicitar, e nada tem delimitado que não pode ser feito.
O post Empréstimo Auxílio Brasil tem menos liberações em dezembro apareceu primeiro em Brasil123.