Empresas familiares: Conheça esse tipo de empresa
Empresas familiares são mais comuns do que empresas tradicionais que surgem com funcionários contratados
Atualmente, cerca de 90% das empresas já existentes ou que vem surgindo no país se trata de empresas familiares. Mesmo em tempos de pandemia essas empresas têm alcançado espaço no mercado de trabalho, pois geralmente surgem como negócios próprios, empresas pequenas e alcançam a expansão.
O que são as empresas familiares?
As empresas familiares são os tipos mais comuns de empresas que existem dentro do mercado empresarial.
Diferente do que muitos pensam, as empresas que envolvem família não são compostas unicamente por membros de uma família.
Essas empresas privadas possuem um controle feito por membros da mesma família, sendo assim, podem passar de geração a geração.
Atualmente muitas empresas que possuem capital aberto são consideradas empresas do ramo familiar.
Isso porque, grande parte das ações referentes à empresa são investimentos vindos da família fundadora.
No Brasil, cerca de 80 a 90% das empresas podem ser consideradas empresas familiares. Além do mais, este é um dos modelos que mais se desenvolvem no país.
Saiba quais os tipos de empresas familiares que existem
Empresas familiares não são formadas apenas por um único tipo. Muito pelo contrário, existem vários tipos, alguns mais comuns que outros. A classificação pode ser organizada desde:
Híbrida
As empresas híbridas são conhecidas por possuírem o capital aberto. Diferente das tradicionais.
Neste caso, qualquer pessoa é capaz de se tornar sócio da empresa através da compra de ações dentro da bolsa de valores.
No entanto, apesar de se tornar um acionista da empresa, o controle e a gestão ainda são feitos totalmente pelos familiares.
Tradicional
As empresas tradicionais são os tipos mais comuns de empresas que existem atualmente no Brasil. As empresas tradicionais possuem um capital fechado. Geralmente essas empresas assumem o título de micro, médias ou pequenas empresas.
Este grupo é gerido exclusivamente por membros de uma única família. No entanto, a transparência administrativa e financeira é muito menor.
Influência familiar
As empresas de influência são como as híbridas, ou seja, possuem capital aberto. Entretanto, os familiares não possuem mais que 50% das ações da empresa.
Qual a diferença entre empresa familiar e empresa institucional?
Existe uma grande diferença entre as empresas familiares e as empresas institucionais, mas que poucas pessoas conhecem.
Dentro de uma empresa existem questões que devem ser sempre separadas, como gestão e administração. Afinal, são empresas que futuramente serão divididas ou passadas de família para família.
No entanto, dentro de uma empresa institucional esse tipo de burocracia deixa de existir. Qualquer pessoa pode se tornar um membro ativo dentro da empresa através da compra de ações.
Além disso, a empresa pode ser repassada futuramente para qualquer empresário capacitado que deseja comprá-lo. A tomada de decisões dentro de cada tipo de empresa também é consideravelmente diferente.
Esse tipo de empresa adota sistemas mais informais para a tomada de decisão e se baseia em princípios morais.
Enquanto empresas institucionais seguem à risca as regras burocráticas e institucionais para cada tomada de decisão dentro da empresa.