Eleições: Lula promete novidades no Imposto de Renda

O início do período eleitoral permite que os candidatos comecem a falar melhor sobre suas propostas. Ontem, 17, o ex-presidente e líder nas pesquisas, Lula, disse que mudará algumas coisas na declaração do imposto de renda, caso seja eleito. O tema é controverso, principalmente por conta do aumento de pessoas que declaram.

Segundo o candidato, ele pretende elevar o valor mínimo para R$5 mil mensais para a declaração. Atualmente, quem ganha mais de R$1.900 já precisa declarar. A promessa não é nova e também não é exclusiva de Lula.

Lula disse que vai mudar as faixas do imposto de renda

Em entrevista à Rádio Super, de Minas Gerais, o ex-presidente Lula se disse disposto a mudar os valores da tabela do imposto de renda. Atualmente, o número de pessoas que declara anualmente é um dos maiores dos últimos anos, justamente porque o valor ficou defasado. Hoje, quem ganha pouco mais de 1,5 salário mínimo precisa declarar.

Apesar disso, Lula disse que quer mudar esse valor para outro maior. “Eu tenho a ideia de que nós vamos ter que escolher uma faixa maior para a gente poder isentar de imposto de renda. Hoje é 1.900 reais que as pessoas estão isentas, é preciso que a gente discuta uma outra faixa. Eu fico pensando por volta de 5 mil reais, ou seja, até lá as pessoas não precisariam pagar imposto de renda“, disse o candidato à emissora.

Além disso, Lula também falou sobre a carga tributária brasileira. Segundo ele, caso seja eleito, a ideia é que o governo monte uma Reforma Tributária progressiva, onde os mais ricos pagam mais impostos. Ainda, o candidato defendeu a taxação dos mais ricos de forma mais forte.

Apesar disso, o ex-presidente não foi o único a defender essa mudança na tabela. Em 2018, Bolsonaro defendeu a correção da tabela do imposto de renda. Lula agora faz o mesmo.

Foto: Shutterstock

A tabela do imposto de renda está defasada

Caso não seja aprovada a atualização da tabela do imposto de renda, será o quarto ano consecutivo sem reajuste. Na prática, as pessoas com menor poder aquisitivo terão que passar a declarar o imposto de renda, algo que pode gerar um custo adicional para quem ganha menos. Lula disse que quer que o reajuste da tabela aconteça automaticamente, de acordo com a inflação.

A última vez que a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física foi reajustada foi em 2015. De acordo com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), a tabela do imposto de renda acumula, até o ano passado, defasagem de 134,52% em relação à inflação. Com isso, os mais pobres também precisam fazer suas declarações, o que gera gastos com contadores ou até mesmo com o pagamento do imposto. Por outro lado, Lula defendeu mudar essa ideia.

Segundo o ex-presidente, a correção da tabela é fundamental, mas também existem outras tributações necessárias. O petista defendeu a taxação de lucros e dividendos, que hoje são isentos de impostos no Brasil. A Reforma Tributária do candidato não tem demais detalhamentos.

O post Eleições: Lula promete novidades no Imposto de Renda apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.