Elabore um processo flexível para o direcionamento da poupança
A poupança pode ser o resultado de um processo financeiro pessoal gradativo e flexível que considere as particularidades da sua rotina.
Elabore um processo flexível para o direcionamento da poupança
Muitas pessoas abdicam da poupança quando não podem direcionar valores fixos para essa finalidade. Contudo, é possível realizar um planejamento financeiro gradual e evolutivo de forma flexível e dinâmica.
Modifique hábitos na sua rotina
Analise na sua rotina quais hábitos podem ser modificados. Entretanto, cabe ressaltar que não precisa realizar mudanças radicais, haja vista, a necessidade de que todas as mudanças sejam sustentáveis em longo prazo.
Sendo assim, é possível modificar hábitos de forma sutil na sua rotina, direcionando todos os valores economizados para a sua poupança. Por exemplo, troque o seu cartão de crédito comum por uma opção de cartão de crédito sem anuidade.
Faça trocas econômicas
Ou ainda, troque a sua assinatura de TV a cabo por um streaming, considerando que não irá abdicar dos serviços que possui na sua rotina, ao passo que estará gerando economia de forma natural.
É muito importante que não pule a etapa de poupar todos os valores economizados, já que dessa poderá visualizar o seu processo de forma tangível, reforçando hábitos positivos.
Foque nos seus hábitos financeiros atuais
Certamente os valores economizados serão baixos e irrisórios. O mais importante é que não foque nos valores poupados no momento inicial do seu planejamento financeiro, visto que é importante focar na frequência de depósitos que realiza na poupança. A frequência de depósitos revelam o quanto você conseguiu modificar seus hábitos de compra e consumo.
Analise outras possibilidades de renda fixa
Com o passar do tempo, é possível realizar um planejamento financeiro que contemple o mercado de investimentos, analisando outras possibilidades de renda fixa. O tesouro direto e o CDB, por exemplo, são opções muito utilizadas pelo novo investidor que deseja viabilizar uma reserva de emergência.
Portanto, a poupança pode ser uma forma de lidar com o seu fluxo financeiro, ao passo que não precisa ser a sua única opção dentro do mercado de investimentos.
Controle suas finanças de forma objetiva
O mais importante é que não abdique controlar suas finanças de forma objetiva, ainda que o seu processo financeiro ocorra de forma não linear. Uma vez que é importante ressaltar que ao abdicar da poupança, estará deixando de controlar fatos que já estão ocorrendo na sua rotina, prejudicando o seu futuro financeiro em longo prazo.