Economia brasileira cresce mais rápido que o esperado, diz Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou nesta quinta-feira (15) os fortes resultados que o Brasil vem registrando. Nos últimos meses, a economia brasileira tem conseguido crescer mais que o esperado, surpreendendo analistas, que estão revisando suas projeções sobre indicadores econômicos do país.
Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, Guedes ressaltou que a taxa de desemprego do país deverá ser a mais baixa dos últimos 15 anos em 2022, ficando em torno de 8%. Na verdade, o ministro vem fazendo declarações neste sentido há semanas.
De acordo com ele, o Brasil também irá atingir uma marca histórica em 2022 em relação ao mercado de trabalho. Em outras palavras, o ministro da Economia afirmou será a primeira vez que o país terá 100 milhões de pessoas empregadas. “Todos os setores, em todas as regiões, criaram empregos”, disse.
Auxílio Caminhoneiro: ainda é possível enviar a autodeclaração?
Guedes destaca desempenho da economia brasileira
Durante a entrevista, Guedes aproveitou para relembrar que o governo federal havia afirmado no início de 2022 que os resultados positivos chegariam. E os dados mais recentes sobre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro indicam que isso realmente está acontecendo.
“Nós tínhamos avisado que a política econômica brasileira seria de reação – primeiro a pandemia, mantendo reformas estruturais, preservando empregos, salvando vidas, vacinando a população – que isso teria efeito. Nós caímos muito menos do que as outras economias”, ressaltou o ministro.
“Diziam que o Brasil cairia 10%. Na verdade, todos os países avançados acabaram caindo mais do que o Brasil. A Inglaterra caiu 9,7%; a Itália caiu 8,7%; a França, 7,6%, a Alemanha, 5,6%; o Japão, 4,5% e o Brasil caiu 3,9%”, afirmou.
Além disso, Paulo Guedes destacou que as estimativas mais otimistas já estão apontando para uma inflação de 6,5% em 2022. Aliás, o governo reduziu a própria projeção para a taxa inflacionária no Brasil neste ano, de 7,2% para 6,3%.
“O Brasil está crescendo mais rápido e a inflação está sendo revista para baixo. Já se fala em 6,5%. Pela primeira vez, teremos inflação mais baixa que Estados Unidos, Inglaterra e todos esses países. Então, brasileiros, orgulhem-se”, disse Guedes.
Leia também: Pix Saque e Pix Troco já movimentaram R$ 189,1 milhões em 8 meses
O post Economia brasileira cresce mais rápido que o esperado, diz Guedes apareceu primeiro em Brasil123.