Economia brasileira cresce 0,6% em julho, diz Monitor do PIB-FGV
A economia brasileira cresceu 0,6% em julho deste ano, na comparação com junho, após ajuste sazonal. Já em relação a julho de 2021, o crescimento foi ainda mais expressivo, de 3,1%.
Na base anual, a economia brasileira também teve um crescimento de 3,3% no trimestre móvel de maio a julho deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
A saber, estes dados fazem parte do Monitor do PIB-FGV, realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) e divulgado nesta segunda-feira (19).
“O crescimento do PIB em julho refletiu o desempenho positivo da indústria e do setor de serviços. Nos serviços, as sete atividades contempladas pelo Monitor do PIB-FGV cresceram na comparação com junho”, explicou a coordenadora da pesquisa, Juliana Trece.
“Esses dados indicam que o desempenho da economia em julho foi explicado principalmente pelo consumo; padrão que tem sido observado ao longo do ano”, acrescentou Trece.
Vale destacar que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC), considerado a ‘prévia’ do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, também indicou crescimento do PIB brasileiro em julho, mas a alta foi mais expressiva, de 1,17%.
Leia também: Entenda por que a inflação CAI, mas os preços continuam altos
Juros podem desacelerar ritmo de crescimento da economia
Segundo os dados do levantamento, o consumo das famílias cresceu 0,5% em julho, na comparação com junho. Na base anual, houve alta de 3,6% em julho e de 4,3% no trimestre móvel de maio a julho.
Embora os dados tenham continuado positivos, houve desaceleração no crescimento da economia brasileira. No entanto, a coordenadora Juliana Trece explicou que “a análise de um mês isolado não é suficiente para indicar tendência de desaceleração”.
“No entanto, pode ser um alerta de enfraquecimento quando se considera que os juros estão em patamares elevados e isso tende a impactar negativamente a ampliação da capacidade produtiva da economia”, ponderou.
Por fim, o PIB brasileiro acumulou R$ 5,48 trilhões nos sete primeiros meses deste ano, em valores correntes. A saber, esse valor se refere a estimativas do Monitor do PIB-FGV.
Veja ainda: Combustíveis seguem mais BARATOS no país; veja preços por região
O post Economia brasileira cresce 0,6% em julho, diz Monitor do PIB-FGV apareceu primeiro em Brasil123.