Datena será candidato à presidência?
O apresentador José Luiz Datena, da rede Bandeirantes de televisão, entrou no centro das manchetes políticas do país com uma suposta saída da TV para disputar a presidência.
Apesar disso, não há nenhuma confirmação do próprio apresentador, que, por sinal, diz o contrário.
Quem é Datena?
Datena é um apresentador de programa de televisão na TV Bandeirantes. Titular do Brasil Urgente, ele fala sobre as situações das cidades, das pessoas e do país enquanto fala das notícias.
Com seu tom revoltado e com uma retórica de extrema precisão, Datena tem como marca o ataque generalizado, que culpa desde a esquerda até a direita do espectro político. Em outras palavras, sobra para todo mundo.
E esse seu tom político social causou, segundo ele em outras entrevistas, uma vontade de se candidatar a cargos políticos. Inclusive, isso gerou diversos convites. Atualmente filiado ao PSL, antigo partido do presidente Bolsonaro (ao qual ele é contra), Datena já recebeu propostas do PDT para ser vice-presidente na chapa com Ciro Gomes. Ele afirmou que também recebeu um convite de Gilberto Kassab (PSB).
Nos últimos dias, as manchetes tomaram o país, após uma entrevista à Veja concedida pelo apresentador. Isso porque ele, supostamente, teria dito que se candidataria à presidência, o que não ocorreu. Em suas palavras, afirmou que a eleição em que mais se aproximou das urnas foi em 2020, quando seria candidato a vice-prefeito do então presidente Bruno Covas. Ele teria desistido, segundo ele, porque tinha “muita gente contra”.
Mas ele falou!
Datena falou ontem, 14, no programa Manhã Bandeirantes que não sairá da Band e que não se candidatará à presidência. Ele afirmou que as fake news devem acabar.
“Essa praga das fake news tem que acabar”, afirmou. “Tem que botar esses caras na cadeia. Isso é tudo cara sacana e tal”, quando falou sobre quem circula as notícias falsas. Disse que muitas pessoas querem que ele saia para que ele não fale mal de todo mundo.
A seguir ele disse: “Eu não vou sair da Bandeirantes e tenho convite para sair”, se referindo não apenas ao partidos políticos, pois alegou que outras emissoras já entraram em contato com ele. Posteriormente, afirmou que só sairia da televisão para concorrer a cargos apenas em “último caso”.
Datena foi bastante enfático ao afirmar que, se saísse para concorrer, respeitaria o prazo de 3 meses “como todo trabalhador brasileiro” e se não ganhasse, voltaria para falar mal de todo mundo, como já o faz atualmente. Essa fala, apesar de ríspida, foi feita em bom tom.
Vale a pena sair?
Segundo as últimas pesquisas eleitorais que colocaram Datena entre os candidatos, ele teria uma votação de, em média, 3% da população. Apesar do score baixo, uma propaganda eleitoral poderia aumentar as chances dele.
Contudo, analistas políticos acreditam que é inviável que Datena assuma a presidência. Isso porque o apresentador é visto como uma pessoa de mídia, não como um político de fato. Isso explica, também, a baixa adesão da população às suas ideias.