Dá para fazer o saque-extraordinário do FGTS em 2023?
O saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) significou uma das medidas emergenciais tomadas para ajudar os brasileiros em um momento necessário, tendo em vista o caos econômico que se seguiu à pandemia. Por isso, hoje, nós vamos informar se dá para fazer o saque-extraordinário do FGTS em 2023.
Saiba mais sobre o saque-extraordinário do FGTS
Acompanhando a popularidade dessa modalidade no Brasil, o governo federal manteve esta modalidade de saque do FGTS nos últimos 2 anos. Os trabalhadores temem que a recuperação seja interrompida quando Luiz Inácio Lula da Silva entrar no poder em 1º de janeiro de 2023.
Ainda nesta hora, o novo governo Lula não se manifestou publicamente sobre o saque extraordinário do FGTS. No entanto, os métodos convencionais e os regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) já foram confirmados para o próximo ano.
Essas pessoas são:
Rescisão contratual sem justa causa pelo patrão;
Rescisão contratual por um Período Especificado;
Cancelamento por Inadimplemento do Empregador, Inadimplemento do Empregador Nacional ou Nulidade do Acordo;
Quando o governo federal declara estado de emergência ou desastre natural devido a inundações ou outros desastres que afetaram o local onde mora o trabalhador;
Morte de Empregado;
Quando a idade do segurado for 70 anos ou mais;
Se o funcionário ou quem dependa dele for HIV positivo;
Quando o empregado ou dependente estiver doente com câncer;
O titular da conta ou o seu dependente permanecer na fase final de uma doença que ameace a vida;
Ausência continuada do empregado por 3 anos consecutivos a contar de 14 de julho de 1990;
A compra de uma residência principal, o pagamento da dívida por meio de refinanciamento, a redução do principal usando amortização ou o pagamento parcial de uma hipoteca são exemplos de utilização dos benefícios do financiamento habitacional de uma hipoteca.
Final do prazo do saque extraordinário do FGTS
Final do prazo do saque extraordinário do FGTS – Reprodução Freepik
Os prazos finais para que fossem feitos os saques do FGTS encerrou no dia 15 de dezembro. Os ajustes iniciais de valores foram feitos de acordo com o calendário vigente até o mês de junho de 2022, mas esses valores não foram liquidados.
O contracheque do trabalhador foi depositado diretamente em sua conta bancária conforme especificado no aplicativo do FGTS nas datas especificadas de acordo com o calendário oficial.
Mas, se o empregado não quis participar do processo de saque do FGTS, saiba que não é motivo para preocupação. Os recursos irão voltar às contas originais do FGTS, acrescidos de juros e correção monetária.
Para 2023, ainda não se tem conhecimento se esta modalidade de o saque irá ser liberado pelo então presidente eleito, Lula da Silva, tendo em vista que até agora, não houve nenhuma referência a este assunto nos meios de comunicação.
Assim, a pergunta deste artigo: Dá para fazer o saque extraordinário do FGTS em 2023? Ainda não pode ser respondida com exatidão.
O que se sabe até então, é que estão garantidos todos os outros tipos de saque existentes.
Assim, vamos aguardar as cenas que ocorrerão a contar de 1º de janeiro do ano seguinte.
O post Dá para fazer o saque-extraordinário do FGTS em 2023? apareceu primeiro em Brasil123.