CRÉDITO CONSIGNADO pelo AUXÍLIO BRASIL será liberado em outubro

Segundo informações de bastidores, integrantes do Governo Federal estão com receio da liberação do consignado do Auxílio Brasil. Em razão disso, é provável que a nova linha não seja oferecida antes das eleições do dia 2 de outubro.

Neste sentido, a expectativa é que o novo serviço seja liberado até o dia 30 do mesmo mês, quando ocorrerá o segundo turno das eleições. Esta também seria uma estratégia para o presidente Bolsonaro se reeleger.

O chefe do Executivo sancionou o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil no dia 4 de agosto, através da Lei 14.43. Neste sentido, muitos acreditavam que o produto seria liberado pouco tempo depois, mas isso não foi possível.

Para que seja oferecido por banco conveniados, é necessário que o Ministério da Cidadania publique o regulamento do crédito. Nela deve constar a taxa de juros limite para operação, motivo que está atrasando a concessão.

Embora pareça tudo bem, a situação é preocupante porque existem bancos e financeiras oferecendo simulações do consignado do Auxílio Brasil com juros altíssimos, até  três vezes maior do que outros aplicados na modalidade.

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por exemplo, têm uma cobrança de juros mensais de 2,14% sobre o consignado da Previdência Social.

Para os bancos, a alta taxa para o consignado do Auxílio Brasil está vinculada a possibilidade de saída do programa, o que pode gerar um saldo devedor no empréstimo.

 

O que é preciso para a liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Em suma, o empréstimo consignado poderá ser contratado pelos beneficiários do Auxílio Brasil. O pagamento do crédito terá desconto automaticamente do benefício de quem o contratou. De acordo com as normas da modalidade, cada beneficiário poderá comprometer até 40% do seu auxílio.

Ao solicitar o empréstimo consignado, o beneficiário passará por uma análise de crédito pelo banco que estiver operando a modalidade, para saber se o beneficiário titular do benefício pode ter acesso aos valores. No entanto, para que isso ocorra, o Ministério da Cidadania precisa publicar uma regulamentação.

 

Pagamento do Auxílio Brasil em setembro

Em meio as discussões para a liberação do consignado do programa, o Governo Federal prossegue com a distribuição do benefício no valor de R$ 600. O calendário de pagamentos foi iniciado na última segunda-feira (19). Confira as datas:

Final do NIS
Datas de pagamento

1
19 de setembro

2
20 de setembro

3
21 de setembro

4
22 de setembro

5
23 de setembro

6
26 de setembro

7
27 de setembro

8
28 de setembro

9
29 de setembro

0
30 de setembro

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.