Conta de luz: energia solar segue mais barata

A conta de luz continua sendo uma das principais despesas dos brasileiros, mesmo com a redução nas bandeiras. Para 2023, especialistas acreditam que a conta de luz não deve surpreender os consumidores, mas mesmo assim existem formas de pagar muito mais barato na sua conta. Por isso, a energia solar segue sendo uma das maiores aliadas da economia.

Por isso, hoje vamos entender como economizar na sua conta de luz e como fazer para ter a sua placa de energia solar mais barata. Vale lembrar que é preciso conversar com especialistas no assunto sobre o seu caso particular.

Energia solar ainda é muito mais barata

A energia solar é uma forma de economizar até 95% na sua conta de luz todos os meses. O investimento, apesar de alto, pode ser retomado em menos de 10 anos, enquanto o painel de geração tem prazo de validade de mais de 20 anos. Por isso, o custo-benefício é um dos maiores atualmente, principalmente com novidades publicadas recentemente.

Isso porque a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 6, a extensão do prazo para consumidores solicitarem acesso à rede ao instalar placas de painel de energia solar para gerar a própria energia, deixando de pagar contas de transmissão e distribuição. Na prática, isso quer dizer que haverá mais economia para os cidadãos até julho de 2023.

A medida faz parte de uma política mais verde que o mundo pressiona para os países adotarem. Contudo, as placas de energia solar ainda são pouco populares no Brasil. Isso porque, ao fazer o orçamento, muitas pessoas se assustam com o valor. De fato, o custo de aquisição ainda é alto, mas em termos de investimento, é um dos melhores da atualidade.

(Imagem: Pixabay).

Como produzir sua própria energia?

Para colocar energia solar na sua casa ou condomínio, é preciso conversar com especialistas e entender os detalhes de cada linha de produtos. Contudo, em termos gerais, a economia chega a 95%, dado que os consumidores só pagarão os custos de tarifas, que são obrigatórios a todos os cidadãos. Além disso, existem linhas de financiamentos para isso.

Atualmente, o Banco BV possui uma linha de financiamento para energia solar. Com isso, você pode adquirir o produto e fazer o pagamento em diversas parcelas. Apesar disso, é preciso entender se o valor da parcela cabe no seu bolso e se é similar ao valor pago na sua conta de luz. Além disso, especialistas dizem que não são todos os locais que podem receber as placas de energia solar, seja pela posição do sol, seja pela construção das estruturas do imóvel.

Apesar disso, nos últimos anos, o país viu um crescimento da procura pela energia solar. No ano passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) chegou a criar a bandeira preta para deixar ainda mais cara a conta de luz por conta da escassez de chuva. Com as placas de geração de energia, os consumidores não sentiriam esse impacto.

O post Conta de luz: energia solar segue mais barata apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.