Conta de luz deve aumentar em 2023
Após um período muito bom para os consumidores, que se aproveitaram da bandeira verde na tarifa de energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) garantiu que será possível um aumento na conta de luz para o ano que vem. A saber, os custos para a população podem chegar a quase 40%.
Nesse sentido, a bandeira verde não oferece tarifa adicional, ou seja, a população paga apenas o que realmente consome de luz.
Aneel avisa sobre possível aumento na conta de luz
Como citado acima, a Aneel anunciou um aumento considerável de 36% nas conta de luz. Apesar do bom momento, onde a própria agência dizia que o Brasil atravessava uma onda verde – por conta do bom nível de água nas usinas hidrelétricas, custos financeiros deixados em 2021 contribuem para o reajuste em 2023.
Entre os diversos fatores, estão o preço da energia e dos encargos sentidos por ele. Só para ilustrar, em julho de 2021, das 26 regiões federativas analisadas, cerca de dez tiveram de lidar com um aumento de dois dígitos, sendo o maior deles 16,45% relatado pela Enel Goiás.
Além disso, desses mesmos 26, 16 sofreram aumentos de dois dígitos neste ano, dos quais 10 ficaram acima de 20% como a Equatorial Amapá que teve um reajuste de 36,8% mesmo tendo sofrido com a crise do apagão em 2020.
Apesar disso, especialistas acreditam que muito do que está acontecendo agora poderia ter sido ainda pior se não fossem algumas medidas tomadas durante o período de contenção de preços. Ainda assim, o aumento de 36,08% vem sendo altamente questionado por parlamentares, que consideram os valores “abusivos e desproporcionais”.
Dessa forma, muitos já apelam à Justiça numa tentativa de barrar esse aumento na Equatorial Amapá, por exemplo, que é a responsável por atender cerca de 120 mil unidades consumidoras por todo o estado da região Norte.
Dicas para economizar energia
Por fim, se o aumento da conta de luz e energia é inevitável, o ideal a se fazer é aprender a economizar. Assim sendo, separamos algumas dicas que nunca são demais para quem precisa cortar custos e evitar sustos na fatura. Segue abaixo algumas dicas preciosas:
Banho econômico
Um dos grandes vilões no aumento de consumo de luz, o chuveiro elétrico pode ser usado no botão Verão quando formos tomar banho. Desligar a água enquanto estivermos nos ensaboando também é uma ótima dica para evitar consumo excessivo de água e energia, ocasionando um aumento na conta de luz.
Aparelhos desligados
Outro defeito bastante comum é manter muitos aparelhos conectados na tomada. Além de consumir bastante energia desnecessária, pode causar um grande curto-circuito. Evite ao máximo!
Redução do ferro de passar
Mais um consumo desnecessário quando feito diariamente, o ferro de passar roupa pode ser usado uma vez por semana. Acumule todas as roupas, escolha um dia e passe tudo de uma vez.
Painéis solares
Por fim, sabemos que nem todos podem ter um painel solar em sua residência. No entanto, se isso for uma realidade pra você, não hesite. O planeta – e o seu bolso – agradecem.
O post Conta de luz deve aumentar em 2023 apareceu primeiro em Brasil123.