Consignado do Auxílio Brasil NÃO terá período de carência
A espera, enfim, acabou. Nesta terça-feira (27), o Ministério da Cidadania publicou no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que regulamenta o empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil. E a expectativa é que milhões de pessoas solicitem o crédito.
No entanto, os muitos riscos que envolvem a operação devem sempre ser lembrados pelos cidadãos. Além disso, as condições específicas para a solicitação do empréstimo consignado também devem ser analisadas atentamente por quem deseja fazer isso.
Em resumo, as instituições financeiras descontam o crédito diretamente da folha de pagamento ou de benefício do usuário. Isso quer dizer que as pessoas que contratarem o consignado do Auxílio Brasil terão as parcelas descontadas todos os meses da conta em que recebem o benefício.
Aliás, não haverá período de carência para os usuários. Em outras palavras, quem solicitar o empréstimo terá que começar a quitar a dívida um mês após a solicitação, sem carência ou atraso. E isso inevitavelmente irá acontecer porque os descontos ocorrem diretamente da fonte, ou seja, da conta.
A portaria publicada nesta terça-feira também informa que o cidadão terá que pagar o empréstimo em até 24 parcelas. A saber, os pagamentos não podem ser interrompidos por qualquer motivo que seja. Por isso, quem tiver interesse em contratar o consignado precisa refletir bem sobre essa decisão.
Auxílio Brasil: maioria NÃO VAI SOLICITAR crédito consignado
Juros elevados do consignado também preocupam
Outro ponto de preocupação é a taxa de juros do crédito consignado. Em suma, as instituições financeiras poderão cobrar juros de até 3,5%, conforme limite definido pelo governo federal.
Embora possa parecer baixa, os usuários devem ficar atentos à taxa de juros, que pode chegar em alguns casos a 50% ao ano. Em um exemplo hipotético, um usuário do Auxílio Brasil que solicitar um crédito consignado de R$ 2 mil terá que pagar R$ 3 mil, considerando uma taxa de 50% ao ano.
Por isso, diversas entidades continuam se mostrando contrárias à operação para os usuários do Auxílio Brasil. Essa modalidade traz consigo um grande risco de aumento do endividamento dos mais pobres. Então, ““o ideal é não pegar empréstimo“, como afirmou o presidente Jair Bolsonaro (PL) no mês passado.
Leia também: Prévia da inflação recua em setembro devido à redução do ICMS
O post Consignado do Auxílio Brasil NÃO terá período de carência apareceu primeiro em Brasil123.