CONSIGNADO do AUXÍLIO BRASIL é SEGURO?

Nesta semana, o governo federal publicou as regras que permitiram a liberação do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. Com isso, os beneficiários já podem solicitar o empréstimo consignado aos bancos e instituições financeiras que se cadastraram para fornecer a modalidade de financiamento liberada pelo governo federal.

Contudo, muitos beneficiários ainda se sentem inseguros em solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Existem diversos golpes relacionados ao empréstimo consignado para beneficiários de outros programas sociais, principalmente relacionados aos de aposentados e pensionistas do INSS.

No entanto, é possível observar algumas questões que podem trazer segurança aos beneficiários na hora de solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Abaixo serão listadas algumas informações.

O que deve ser observado ao solicitar o consignado

O primeiro ponto a ser observado é que as instituições financeiras precisam ter autorização do Banco Central para poder ofertar o empréstimo consignado. Para isso, é necessário que elas encaminhem um pedido ao Ministério da Cidadania para começar a fazer a operação, além de possuir habilitação para fornecer consignados em benefícios pagos pela Previdência Social.

Sendo assim, fazer uma pesquisa prévia sobre a instituição financeira a qual está solicitando o consignado do Auxílio Brasil é uma boa forma de evitar golpes. Alguns golpes pedem os dados dos beneficiários para aplicar a um empréstimo dito como consignado, mas, na verdade, é outra modalidade com juros altíssimos.

O Ministério da Cidadania irá disponibilizar as informações sobre os empréstimos consignados em sua página na internet, assim como a relação das instituições financeiras, que estão credenciadas para a operação, com isso, a página se torna uma boa fonte de informações para esta consulta prévia.

Além disso, o governo federal proibiu que as instituições financeiras façam qualquer tipo de marketing ativo, oferta comercial, proposta, publicidade direcionada aos beneficiários com o intuito de convencer o mesmo a realizar contratos de empréstimo consignado. Sendo assim, caso receba alguma comunicação de instituição financeira ofertando o empréstimo, tenha a certeza que esta não é segura.

Com isso, ao tomar empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o mais seguro é dar preferência aos bancos mais conhecidos. Por exemplo, a Caixa Econômica Federal irá ofertar o consignado, sendo a opção mais segura para os beneficiários do Auxílio Brasil que irão solicitar o crédito.

Outros cuidados

No geral, tomar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil é um processo seguro e está sujeito aos riscos que existem para toda e qualquer operação financeira realizada por pessoas junto aos bancos. Contudo, algumas outras questões devem ser observadas em conjunto.

É importante realizar os devidos cálculos para analisar se o desconto sobre a parcela do benefício irá comprometer muito a renda mensal da família. Lembrando que o prazo para pagamento é de até 24 meses, sendo assim, as parcelas do Auxílio Brasil serão comprometidas por um período longo.

Com isso, é importante que o empréstimo consignado seja realizado para resolver questões emergenciais, que necessitem de um alto valor, por outro lado, deve se evitar o consignado do Auxílio Brasil para pagar as contas do dia a dia ou para realizar compras desnecessárias, comprometendo os gastos essenciais, como a alimentação.

O post CONSIGNADO do AUXÍLIO BRASIL é SEGURO? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.