Consea: Lula recria Conselho de Segurança Alimentar para combater a fome
Desativado em 2019, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) está oficialmente recriado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (28), o decreto que determina a volta do órgão de assessoramento imediato à Presidência da República na missão de combater a fome.
“Nunca conseguiram acabar com o Consea. Desmancharam a estrutura, mas muita gente que já participava continuou lutando, se organizando e tentando combater a fome pelos quatro cantos do país”, destacou o presidente da República.
Missão de combater a fome
Espaço de formulação, monitoramento e avaliação das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, o Conselho fortalece as ações intersetoriais para uma das principais metas do Governo Federal: tirar novamente o Brasil do mapa da fome.
“Vocês têm um instrumento de participação popular que poucas vezes nós conseguimos construir no Brasil. As pessoas que participaram do Consea são determinadas a encontrar uma solução para a gente exterminar a fome no país”, prosseguiu Lula.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou da solenidade e fez coro:
“O presidente eleito pelo povo determina, e a gente pode dizer em alto e bom som: o Consea voltou!”.
Elisabetta Recine, presidente do Consea no passado, foi reempossada no cargo junto dos conselheiros que também compunham o órgão à época em que ele foi extinto. Emocionada, ela comentou sobre a luta para reerguer o Conselho.
“Não sabem o quanto esperamos por isso! Cada uma e cada um de nós sabe o quanto caminhamos para chegar até aqui e sabemos que ninguém chegou até aqui sozinho. Aprendemos com o que conquistamos e, principalmente, com o que perdemos todos esses anos”, disse Elisabetta.
Na solenidade, o presidente Lula também assinou o decreto que dispõe sobre a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), espaço de articulação e deliberações de políticas sobre o tema e que será presidido pelo MDS.
“Com isso, temos o fortalecimento do diálogo em todo país. Mais forte, com mais condições de trabalhar e com a participação popular. Junto do Consea, comemoramos também a instalação da Caisan, que tem papel fundamental na segurança alimentar e nutricional”, lembrou o ministro Wellington Dias.
“São 24 ministérios que estarão integrados, trabalhando a partir de um plano e executando em cada área aquilo que é essencial”, completou.
Confira também: VALORES A RECEBER: Consulta já está aberta! Veja quando pode resgatar o dinheiro
Novo Bolsa Família
O presidente Lula também confirmou para esta quinta-feira (2), às 11h, o lançamento do novo Programa Bolsa Família.
“É uma garantia não só de transferência de renda, mas para assegurar um instrumento de políticas voltadas para combater a fome e, ao mesmo tempo, para a redução da miséria e da pobreza”, afirmou Wellington Dias.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS
Veja ainda: Pagamento do VALE GÁS volta apenas em ABRIL; entenda
O post Consea: Lula recria Conselho de Segurança Alimentar para combater a fome apareceu primeiro em Brasil123.