Conheça o MXRF11: o fundo imobiliário com mais cotistas

Conheça o MXRF11. Por que este fundo imobiliário possui a maior quantidade de cotistas? O que ele tem que é escolhido por muitos cotistas? Então, estas são as perguntas que, hoje, aqui no Brasil 123, pretendemos responder.

O que é o fundo imobiliário MXRF11?

Primeiramente, o nome deste fundo MXRF11 é Maxi Renda Fundo de Investimento Imobiliário, que é administrado pelo banco BTG – Pactual, sendo que sua gestão é feita pela XP Vista.
Possui aproximadamente 450 mil cotistas, se constituindo em um fundo híbrido, multiestratégia, e resultado da fusão entre outros dois fundos de investimento imobiliário: o XP Gaia e o MaxiRenda.

É um fundo de investimento imobiliário de papel, que tem o objetivo de realizar investimentos em títulos e ativos relacionados ao setor imobiliário.
Entre os principais títulos e ativos de investimento do MXRF11 são:

CRI – Certificado de Recebíveis Imobiliários
LCI – Letra de Crédito Imobiliário
LH – Letras Hipotecárias
Debêntures
Cotas de outros fundos imobiliários

Quais são as características do MXRF11?

Entre as características do MXRF1, tem-se:

Primeiramente, taxa de administração = 0,9% ao ano
A distribuição dos rendimentos ocorre no mínimo de 95% dos resultados apurados sob o regime de caixa.
Na venda das cotas do MXRF11, incidirá Imposto de Renda, na alíquota de 20%.
O Imposto de Renda é isento nos rendimentos distribuídos pelo fundo.
Seu dividend yield é de 8,67%
Não possui garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)
O MXRF11 possui subscrição, ou seja, o cotista tem o direito de manter a participação percentual diante da criação de novas cotas.
O cotista tem preferência de compra das cotas.
Se o cotista não quiser utilizar o seu direito de subscrição, é permitido a ele vender o direito a terceiros utilizando, assim, o sistema home broker.

O MXRF11 é um fundo de investimento imobiliário de papel, que tem objetivo de realizar investimentos em títulos e ativos relacionados ao setor imobiliário – Reprodução AdobeStock

Quais são as vantagens e os sinais de alerta em investir em MXRF11?

Antes de tudo, a primeira vantagem para investir neste fundo é o baixo valor das cotas que torna mais líquido e com maior quantidade de cotistas da Bolsa de Valores. Assim, constata-se que a distribuição de rendimentos equivale a 376,22% do CDI, o que representa alta lucratividade.

A carteira do fundo imobiliário MXRF11 apresenta 70% de ativos de CRI de boa qualidade como Magazine Luiza, Prevent Senior, Pão de Açúcar, Rede D’Or e Iguatemi, onde a diversificação de empresas funciona como um fator estratégico positivo, uma vez que envolvem empresas do setor de saúde, varejo, condomínios residenciais e shoppings. Estas empresas possuem baixo risco de inadimplência.

Mas um sinal de alerta deste tipo de fundo de investimento é a liquidez alta, que pode inclusive gerar maior volatilidade no preço de mercado.
Outros sinais de alerta para os investimentos nos fundos MXRF11 são, por exemplo: alto risco de inadimplência dos CRIs, as quedas sucessivas nos dividendos e a volatilidade causada pela maior liquidez.

Assim, é preciso que o investidor para adquirir fundos imobiliários, além de perceber qual é o seu perfil de investidor, fique atento, se a carteira está direcionada em ativos high yield (maior risco e retorno) ou high grade (menor risco e retorno menos atrativo).

O post Conheça o MXRF11: o fundo imobiliário com mais cotistas apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.