Confira todos os calendários de auxílios reservados para agosto
Estão oficialmente divulgados todos os calendários de pagamentos de programas sociais do Governo Federal para este mês de agosto. O Ministério da Cidadania confirmou as datas, e lembrou que algumas mudanças foram feitas para acomodar as alterações realizadas pela PEC dos Benefícios. Confira abaixo todo o detalhamento.
Auxílio Brasil
O Auxílio Brasil do Governo Federal seguirá usando como base o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão. Basta olhar o seu e ver qual é o seu dia de recebimento. Note que em agosto as liberações foram antecipadas para a primeira quinzena do mês. A expectativa é de que ninguém receba menos do que R$ 600.
9 de agosto: Usuários com NIS final 1
10 de agosto: Usuários com NIS final 2
11 de agosto: Usuários com NIS final 3
12 de agosto: Usuários com NIS final 4
15 de agosto: Usuários com NIS final 5
16 de agosto: Usuários com NIS final 6
17 de agosto: Usuários com NIS final 7
18 de agosto: Usuários com NIS final 8
19 de agosto: Usuários com NIS final 9
22 de agosto: Usuários com NIS final 0
Vale-gás Nacional
Depois de um hiato de tempo sem pagamentos, o vale-gás nacional do Governo Federal está de volta neste mês de agosto. O calendário de repasses do benefício é o mesmo utilizado pelo Auxílio Brasil. Quem recebe os dois projetos, poderá acumular os dois saldos. Em agosto, o poder executivo espera pagar algo em torno de R$ 120 no auxílio gás.
Pix Caminhoneiro
O Pix Caminhoneiro é um programa que fará a sua estreia neste mês de agosto. Aprovado junto com a PEC dos Benefícios, o projeto social deve atender motoristas de caminhão que estão passando por dificuldades por causa dos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis nos últimos meses. Veja abaixo o detalhamento do calendário do ano.
1ª Parcela: 9 de agosto;
2ª Parcela: 9 de agosto;
3ª Parcela: 24 de setembro;
4ª Parcela: 22 de outubro;
5ª Parcela: 26 de novembro;
6ª Parcela: 17 de dezembro.
Auxílio-taxista
Outro programa que começará os seus pagamentos neste mês de agosto é o auxílio-taxista. O Governo Federal ainda não bateu o martelo quanto ao valor dos repasses para os motoristas de táxi do país. De todo modo, já é possível adiantar o formato das liberações.
1ª Parcela – 16 de agosto;
2ª Parcela – 16 de agosto;
3ª, 4ª, 5ª e 6ª Parcelas – entre setembro e dezembro deste ano.
Há ainda um segundo calendário exclusivo para os taxistas que residem em cidades em que as prefeituras enviem as informações apenas depois do prazo final. Veja abaixo
1ª Parcela – 30 de agosto;
2ª Parcela – 30 de agosto;
3ª, 4ª, 5ª e 6ª Parcelas – entre setembro e dezembro deste ano.
Sem inscrições
Segundo as informações do Ministério da Cidadania, todos os programas acima são independentes, isto é, cada um deles possui as suas regras de entrada e permanência. Seja como for, uma norma une todos eles: não haverá inscrição direta.
O Governo vai se basear apenas nas informações de bancos de dados já existentes. No caso do Pix Caminhoneiro, por exemplo, a seleção tomará como base a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O auxílio-taxista levará em consideração as informações enviadas pelas prefeituras, enquanto o Auxílio Brasil e o vale-gás nacional seguirão se baseando nos dados do Cadúnico e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).