Confira dicas para economizar nas compras do supermercado
Os brasileiros ainda sofrem com os preços elevados de produtos e serviços no país. Alimentos, vestuário, transportes, bens duráveis, tudo isso está mais caro que há um ano. E muita gente está precisando se apertar financeiramente para conseguir fazer as compras e pagar as contas todos os meses.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) desacelerou em julho, mas continua muito alto no acumulado anual. A saber, este indicador é considerado a prévia da inflação oficial do país.
Em julho, o índice de difusão da inflação alcançou 67,7%. Isso quer dizer que quase sete em cada dez itens pesquisados ficaram mais caros em junho, em relação a junho. Aliás, apesar do alto patamar do índice, a difusão da inflação estava ainda maior nos meses anteriores, tendo chegado a 78,7% em abril.
Veja quanto deveria ter sido o salário mínimo em julho, segundo Dieese
Veja como economizar nas compras do supermercado
Esse cenário está obrigando as famílias do país a encontrar meios de superar os aumentos mensais dos preços de bens e serviços. Por isso, dicas simples, mas bastante eficazes, podem reduzir significativamente o valor das compras do supermercado. Veja abaixo algumas delas:
1- Aproveite as promoções
Muita gente costuma receber seus salários no início do mês, período em que os supermercados ficam cheios. Como a demanda é grande nesses dias, os estabelecimentos costumam elevar os preços no período, pois as pessoas tendem a comprar de um jeito ou de outro.
Contudo, nos últimos dias dos meses, os supermercados acabam fazendo o contrário devido à redução da demanda. Assim, o consumidor pode guardar dinheiro para comprar nesses dias, que tendem a ter muitas promoções.
2- Faça compras mensais
Segundo especialistas, os consumidores devem preferir fazer compras mensais, em vez de semanais. Assim, evitam a desvalorização do dinheiro devido às altas dos preços nos supermercados.
Vale destacar que o consumidor deve procurar preços mais baratos. Ao encontrá-los, poderá comprar mais itens, caso não sejam perecíveis, estocando-os e reduzindo a compra do mês seguinte, que provavelmente terá itens ainda mais caros devido à inflação elevada.
3- Anote todas as suas despesas
Por fim, a dica mais importante de todas é registrar todas as despesas. Em suma, o consumidor deve anotar tudo o que gasta e tudo o que tem, do valor mais alto ao menor. Com isso, poderá controlar os gastos, entendendo a renda que possui e o quanto poderá gastar sem afetar outras despesas ou o orçamento familiar mensal.
Leia também: Valor da cesta básica sobe em 7 das 8 cidades pesquisadas, diz FGV
O post Confira dicas para economizar nas compras do supermercado apareceu primeiro em Brasil123.