Confiança dos empresários do comércio fecha ano em BAIXA
O Índice de Confiança do Comércio (Icom) se manteve estável em dezembro deste ano, na comparação com o mês anterior. O resultado sucede duas quedas seguidas, que fizeram o indicador cair para 87,2 pontos, menor patamar desde abril (85,9 pontos).
A saber, taxas superiores a 100 pontos indicam otimismo do setor, enquanto taxas inferiores refletem o pessimismo. Nos últimos meses, a queda do Icom refletiu o pessimismo dos empresários do comércio.
Em síntese, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 1,0 ponto neste mês, para 88,7 pontos, menor nível desde março (87,6 pontos). Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 0,9 ponto, para 86,1 pontos. A propósito, ambos os resultados indicam falta de confiança dos empresários do setor.
“A confiança do comércio encerra 2022 em baixa. Depois de registrar forte queda em novembro, o ICOM estabilizou em dezembro em nível relativamente baixo, próximo ao que se observava em fevereiro desse ano”, disse Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre.
“A estabilidade no mês ocorreu pela piora na percepção de vendas com o momento presente, e uma leve alta nas expectativas, mas que precisa ser relativizada pelo nível baixo que ainda se encontra”, acrescentou.
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), responsável pelo levantamento, divulgou as informações nesta quinta-feira (29).
PIS/Pasep: hoje é o ÚLTIMO DIA para resgatar abono salarial
Incertezas com economia e política brasileiras preocupam
O levantamento destacou que a confiança cresceu em quatro dos seis segmentos pesquisados. Ainda assim, o Icom não conseguiu subir no mês, uma vez que os recuos exerceram tanta influência quanto os avanços.
“Enquanto persistir o período de inflação alta, juros em patamar elevado, consumidores com a renda média baixa e endividamento alto, é difícil imaginar uma volta à trajetória ascendente da confiança dos empresários do setor”, disse Tobler.
Por fim, vale destacar que, apesar do nível baixo, os empresários do comércio estiveram mais otimistas em relação ao futuro. A confiança dos empresários industriais também subiu em dezembro, e os resultados de 2023 podem surpreender positivamente.
Leia também: IGP-M: inflação do aluguel sobe 0,45% em dezembro, revela FGV
O post Confiança dos empresários do comércio fecha ano em BAIXA apareceu primeiro em Brasil123.