Como SACAR o FGTS online?

Muitos serviços estão sendo automatizados atualmente, facilitando muito a vida das pessoas. E o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um deles. Mais conhecido por FGTS, ele funciona como uma poupança para o trabalhador, que pode retirar o valor diante de ocasiões bem específicas. E agora é mais fácil movimentar o dinheiro, uma vez que é possível sacar o FGTS online.

O pagamento nessa conta é feito sempre que uma pessoa está empregada com a carteira assinada, porque é um dos direitos que a Consolidação das Leis do Trabalho garanta a ela. O valor do depósito equivale a 8% do valor total do salário e não pode ser, em nenhuma hipótese, cobrado do trabalhador.

Confira, neste artigo, como sacar o FGTS online e ter acesso ao valor do conforto da sua casa!

Aprenda a sacar o FGTS online

Sacar o FGTS online é muito simples. Primeiro, é preciso acessar à sua conta na Caixa Econômica Federal. Não importa se você nunca foi a uma agência abri-la, porque se você trabalhou com a carteira assinada, ela é aberta automaticamente. E é nela que o empregador depositará o valor do FGTS todos os meses, enquanto você trabalhar para ele.

Dessa forma, para saber se há valor do FGTS disponível em conta e quanto é, basta baixar o aplicativo oficial da CAIXA no celular. Ele pode ser baixado gratuitamente e está disponível tanto para Android, como para iOS.

Com acesso ao aplicativo, já é possível realizar a movimentação de valores, solicitando o saque e indicando uma conta para depósito. A conta pode ser de qualquer outro banco, entretanto, o titular dela deve ser a mesma pessoa que recebeu o FGTS.

A movimentação dos valores não gera nenhum custo, portanto, o mesmo valor movimentado é aquele que será recebido na outra conta. Mas há que se esperar até 5 dias úteis para que o valor escolhido saia de uma conta para a outra. O saque pode ser realizado por qualquer pessoa que se enquadre em uma das modalidades de saque previstas.

Modalidades de saque do FGTS

Para sacar o FGTS é preciso estar incluído em uma das modalidades de saque, preenchendo os seus requisitos. Isso porque o saldo não fica disponível para saque à vontade. Por isso, é preciso que o trabalhador conheça as principais hipóteses nas quais o saque pode ser feito.

A primeira delas (e mais conhecida também) é o saque do FGTS liberado por demissão que o trabalhador sofreu, sem justa causa. Nesse caso, se pode sacar todo o valor do fundo, com o acréscimo de multa trabalhista de 40% sobre o valor que o empregador depositou durante todo o tempo de serviço do funcionário.

Além disso, é possível sacar o FGTS quando a intenção for usar o valor para abater em prestações de financiamento de imóvel próprio. Entretanto, nesta hipótese, o trabalhador não pode ter outro imóvel em seu nome, nem terreno. Por fim, é possível realizar o saque do FGTS uma vez por ano, quando o trabalhador optar pela modalidade “Saque aniversário“.

 

O post Como SACAR o FGTS online? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.