Como saber se você está com NOME SUJO?
Dizer que uma pessoa está com o nome sujo significa dizer que ela está com restrição de crédito. Essa restrição acontece quando uma pessoa faz uma dívida, a qual não consegue pagar, e tem o seu nome cadastrado em bancos de dados de inadimplentes, como o SPC/SERASA.
A situação não é incomum entre as famílias brasileiras, uma vez que cerda de 8 a cada 10 famílias possuem dívidas e não conseguiram pagar. As informações são dados do ano atual, divulgados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).
O nome sujo pode fazer com que uma pessoa tenha algumas complicações a mais na vida financeira. Isso porque ela fica restrita, por exemplo, a empréstimos ou na hora de adquirir cartões de crédito. Isso acontece porque as instituições financeiras verificam, antes, o crédito das pessoas, não fornecendo a elas dinheiro ou cartão se forem más pagadoras.
Muitas pessoas, entretanto, estão devendo, mas não têm o seu nome nos bancos de dados de inadimplentes. Já outras, se encontram com o nome sujo. Continue acompanhando este artigo para saber como consultar o SERASA e verificar se o seu nome se encontra, ou não, registrado.
Como é o processo para registrar o inadimplente
O SERASA é um banco de dados regulamentadores de crédito que o Brasil possui, assim como o SPC. Ao consultar o banco de dados, empresas e instituições financeiras conseguem saber se o consumidor está, ou não, registrado. E assim, elas decidem se farão empréstimos ou outros serviços financeiros a eles.
Geralmente, antes de ter o seu nome sujo, o consumidor é procurado várias vezes pela empresa a qual ficou devendo, para solicitar que quite a dívida, sob pena de ter o seu nome sujo. Os órgãos de proteção ao crédito também são informados de que o consumidor está por pagar alguma dívida, mas ainda não quitou. Após avisos, a empresa já pode colocar o CPF do inadimplente nos dados do SERASA e SPC, para restringir seu crédito.
Como consultar o SERASA
Se você já recebeu diversas notificações a respeito de alguma dívida, bem como foi informado de que o seu nome poderia entrar para o banco de dados de serviços de proteção ao crédito, pode ser que já esteja com o nome sujo.
Portanto, a consulta confirmará, ou não, que o seu nome possui restrição de crédito. Para fazê-la, o procedimento é simples e há diversos canais. É possível, por exemplo, acessar o site oficial do SERASA e clicar em “consultar CPF”, para, em seguida, digitar CPF e senha.
A página que se abrir informará sobre dívidas pendentes no CPF, ou informará que não há pendências. O score de uma pessoa pode variar de 0 a 1000, sendo que, quanto mais baixo, pior é a situação da pessoa com relação ao seu histórico de dívidas.
Além disso, é possível consultar o SERASA por meio do aplicativo oficial, disponível para baixar gratuitamente, tanto em Android, como em iOS. Por fim, aqueles que tiverem mais dificuldade com a tecnologia podem ligar no telefone 0800 591 1222, para falar com um atendente e tirar dúvidas. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer parte do país.
O post Como saber se você está com NOME SUJO? apareceu primeiro em Brasil123.