Como saber se minha situação está regular no CadÚnico?
O CadÚnico é o programa de referência para a inclusão das famílias em programas sociais e assistenciais do governo federal. Por isso que hoje, nós vamos indicar como saber se a minha situação está regular no CadÚnico.
O que é o CadÚnico?
O cadastramento no CadÚnico é realizado pelas famílias que procuram obter alguma forma de assistência do governo federal, considerando a sua situação de vulnerabilidade. É feito de forma presencial, pelas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de cada cidade brasileira, sendo a primeira atitude das famílias para obter benefícios.
Então, após a realização do cadastramento no CadÚnico, o Ministério da Cidadania faz uma análise dos dados apresentados e oferecem preferência para:
Tipos de pessoas que fazem parte do grupo familiar;
Presença de crianças e gestantes;
Famílias que são chefiadas por mulheres;
Orçamento destinado a cada programa social.
Após a análise do cadastro, aqueles que obtiverem aprovação entrarão em uma lista de espera, para inclusão nos programas e receberem os benefícios, de acordo com a disponibilidade de orçamento. Cabe aqui orientar, que o cadastro no CadÚnico deve ser feito a cada 2 anos, ou sempre que houver alteração na renda familiar ou no número de pessoas existentes no grupo familiar.
Quais famílias podem se inscrever no CadÚnico?
As famílias que podem se inscrever no CadÚnico no CRAS de sua cidade são:
Primeiramente, as que comprovem renda familiar per capita mensal de até ½ salário-mínimo;
Comprovem renda superior a ½ salário-mínimo, mas que estão vinculadas a algum benefício que utiliza o CadÚnico para a sua concessão.
É possível realizar a consulta do CadÚnico de maneira online – Reprodução AdobeStock
Como saber se a minha situação está regular no CadÚnico?
Se você possui cadastro no CadÚnico e quer saber se a sua situação está regular, é possível realizar a consulta de maneira online. Esta forma de consulta possibilita perceber se há necessidade de revisar ou alterar algum dado informado de maneira equivocada.
Para isso, é preciso que você siga os seguintes passos para consulta no aplicativo do Cadastro Único:
Realize o acesso ao aplicativo ou site do Cadastro Único;
Se você clicar em “Consulta Simples”, é necessário informar: Nome completo, nome da mãe, data de nascimento, estado e cidade de cadastramento. Na sequência, clique em “Continuar”;
Se você desejar fazer a “Consulta completa”, o aplicativo ou site irá direcionar para realizar o login utilizando o gov.br;
Para isso, digite o CPF e a senha cadastrada;
Haverá informação de todos os detalhes do CadÚnico, inclusive o status do benefício, bem como as suas informações cadastrais e a última data de atualização.
Se a sua situação no CadÚnico tiver a informação de que é necessário realizar a Averiguação Cadastral, a pessoa responsável familiar cadastrada deverá procurar o CRAS, o quanto antes possível, pois o prazo era até o dia 12 de agosto de 2022, e pode ser bloqueado o benefício a qualquer momento.
Mas, se tiver a informação de que é necessário fazer a Revisão Cadastral, ela pode ser feita até o dia 14 de outubro de 2022. Em muitas situações, quem não atualizou os dados desde 2016 e 2017, está sendo convocado para regularizar a situação.
O post Como saber se minha situação está regular no CadÚnico? apareceu primeiro em Brasil123.