Como receber o Kit Antena Digital do governo?
Atualmente, o Governo Federal está disponibilizando uma nova forma de obter um Kit Antena Digital gratuito. O kit está sendo liberado por meio de um novo programa social está sendo disponibilizado com a finalidade de melhorar o acesso da população à tecnologia.
A operação do serviço digital melhorou ainda mais após a liberação do 5G no país, visto que a nova tecnologia promoveu uma melhoria nos canais de televisão dos cadastrados do programa. Dessa forma, os cidadãos que têm o acesso à TV aberta com antena parabólica, poderão substituí-la por essa nova tecnologia.
A expectativa é que a qualidade de imagens e sons em canais abertos seja ainda maior, sem passar por nenhuma interferência. O programa, que tem o apoio do Governo Federal e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), recebe o nome de “Siga Antenado”.
Ainda, é importante salientar que, para receber o Kit Antena Digital, o cidadão deve ser inscrito no CadÚnico do Governo Federal, além de ter uso da antena parabólica convencional. De acordo com informações oficiais, é por meio dela que o sinal dos canais abertos tem transmissão via satélite.
O Governo também informou que a instalação do Kit Antena Digital será gratuita. No entanto, caso a moradia do cidadão já utilize uma antena digital, no formato “espinha de peixe”, não será necessário efetuar a troca.
Como solicitar o Kit TV Digital
Os interessados podem fazer a solicitação do Kit Antena Digital de forma simples pelos interessados. Para isso, será necessário efetuar um pedido por meio da central de atendimento da Anatel, pelo número 0800-729-2404. Além disso, caso prefira, você pode solicitar o equipamento pela internet, no site do programa Siga Antenado.
No momento que estiver acessando o site, será necessário seguir os seguintes passos:
Em primeiro lugar, acessar o menu (no canto superior esquerdo da tela);
Ademais, clique na opção “Programa de distribuição de kits gratuitos”;
Após isso, é necessário clicar em “Agende aqui”;
Na nova página, será preciso selecionar a identificação, que pode ser feita por meio do CPF ou Número de Identificação Social (NIS).
Após informações de identificação pessoal, o interessado deverá responder o questionário, e então definir o dia e o horário para instalação do kit. Nesse caso, um técnico especializado deve comparecer para verificar se um novo aparelho é necessário ou não.
Como fazer a inscrição no CadÚnico?
A inscrição deve ser realizado de forma presencial, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos de atendimento do Cadastro Único. O atendente realiza uma entrevista com o responsável familiar, que deverá apresentar alguns documentos que comprove sua condição.
Vale ressaltar que o responsável pela família deve ter no mínimo 16 anos, possuir CPF ou título de eleitor e ser, preferencialmente, mulher. Neste sentido, será necessário estar com o seu CPF ou título de eleitor em mãos e ceder pelo menos um dos documentos citados abaixo de cada membro da família:
Certidão de Nascimento;
Certidão de Casamento;
CPF;
Carteira de Identidade – RG;
Carteira de Trabalho;
Título de Eleitor;
Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.