Como escolher BDRs? veja dicas para optar pelas melhores ações
Escolher BDRs significa dolarizar o seu patrimônio, diversificar o portfólio e diminuir os riscos de estar presente somente no mercado financeiro brasileiro. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos indicar como escolher BDRs, bem como dicas para optar pelas melhores ações.
O que são BDRs?
BDR significa Brazilian Depositary Receipts, que em tradução livre, possui o significado de Certificados de Depósitos Brasileiros. Assim, se torna uma forma de investimento voltado para empresas internacionais, mas disponíveis na Bolsa de Valores.
Envolvem as ETFs (Exchange Traded Funds), empresas de capital aberto e títulos de dívidas de outros países. Desta forma, os rendimentos dependem da variação do dólar principalmente, podendo ter valorização ou desvalorização significativas.
No caso das BDRs, você não será um acionista de empresas internacionais, mas terá um certificado de participação que representa o ativo em que a empresa possui extensões.
Dicas para optar pelas melhores ações de BDRs
Como escolher ações para investir em BDRs – reprodução unsplash
Na sequência apresenta-se dicas para optar pelas melhores ações de BDRs e desta forma, optar pelas melhores alternativas viáveis na Bolsa de Valores brasileira.
Saiba o seu perfil de investidor
Se o seu perfil de investidor for conservador ou moderado, fuja deste tipo de investimento, pois os BDRs possuem maior risco e não tem a garantia de lucro para o investidor. Além disso, eles estão predispostos à oscilação do mercado financeiro mundial.
Tenha claro seus objetivos e prazos para investimentos
Traçando objetivos e prazos para investimentos é possível ter como direcionamento para montar a sua carteira de investimentos em BDRs.
Estabelecendo objetivos de curto, médio e longo prazo, é possível adequar as melhores opções, para que se aproximem de seus objetivos. Assim, fica mais fácil de encontrar BDRs que se adequem às suas necessidades.
Analise o ativo em que a BDR está vinculada
Por exemplo, se o ativo em que a BDR está vinculada é uma ação, realize a mesma análise fundamentalista que você faria com a compra de ações brasileiras. Assim, volte sua análise para as principais informações que se relacionam com as operações da empresa como as estratégias de gestão, as projeções de crescimento no mercado em que atua, e principalmente, as potencialidades que esse ativo trará para a sua carteira de investimentos.
Se o ativo for um BDR de ETF, avalie os índices internacionais como: benchmark utilizado como referência, os ativos que envolvem o portfólio e os critérios de elegibilidade.
Avalie a performance da BDR no mercado
Avaliar a performance da BDR no mercado, significa perceber como os valores são vistos no mercado, e de que forma pagam rendimentos, uma vez que no Brasil, o investidor receberá em reais.
Assim, a partir do momento em que os investidores estrangeiros receberem a sua parte, caberá à instituição depositária realizar o pagamento para os investidores brasileiros. Assim, se houver alta do dólar, haverá benefícios para os investidores brasileiros, e se houver baixa do dólar, haverá prejuízos para o investidor brasileiro.
Não esqueça que os rendimentos são tributados pelo Imposto de Renda, com tabela progressiva, indo de 0% a 27,5%.
Agora que você já sabe como escolher BDRs e sabe de dicas para optar pelas melhores, você está capacitado para escolher a melhor BDR e investir.
O post Como escolher BDRs? veja dicas para optar pelas melhores ações apareceu primeiro em Brasil123.