Como dizer ao seu superior que você está sobrecarregado de trabalho?
Ficar sobrecarregado de trabalho e reduzir os tempos de resposta pode afetar a qualidade de seus serviços. Às vezes, os trabalhadores se sentem cansados com as tarefas porque os patrões pedem mais e mais atividades a serem cumpridas, sem perceber a situação do colaborador.
Pode ser uma temporada movimentada, o que significa que eles têm pouco controle sobre como administram e gerenciam o tempo. Talvez estão respondendo mal a “pedidos urgentes” de outros setores. Por isso, é preciso seguir algumas recomendações para enfrentar o chefe e dizer a ele que se sente sobrecarregado de trabalho, cansado e frustrado.
Como dizer delicadamente ao seu superior que você está sobrecarregado de trabalho?
Há duas coisas que você pode fazer para aliviar essa situação. Antes de tudo, você deve aprender a priorizar tarefas e decidir o que é realmente urgente e o que pode esperar. Diante dessas situações, você deve administrar seu tempo para poder resolver a nova tarefa, mantendo critérios de qualidade.
Isso geralmente significa que é necessário parar para ganhar impulso e terminar as tarefas atribuídas. Nem sempre é fácil enfrentar o chefe quando você é designado para novos projetos. No entanto, solicitações urgentes contínuas não apenas afetam sua capacidade de concluir o trabalho, mas também podem gerar serviços de baixa qualidade. Por isso, retroceder muitas vezes é uma necessidade. Nesse sentido, há cinco recomendações que você pode fazer, considerando toda essa situação:
Referência de qualidade
Explique a situação ao seu chefe sem usar palavras acusadoras, críticas, vagas ou evasivas. Em vez de culpá-lo pela carga de trabalho, enquadre suas preocupações e concentre-se na qualidade. Você pode dizer que teme que a qualidade do seu trabalho seja afetada por uma sobrecarga de serviços e responsabilidades.
Se possível, compartilhe projetos que possam ser concluídos sem impactos na qualidade. Em alguns casos, é recomendável dizer algo como “posso concluir quatro projetos de alta qualidade em uma semana, mas seis seria difícil”.
Dar exemplos
Às vezes, trocar exemplos de situações-problema pode ajudar a refletir sobre um trabalho mal desenvolvido por se sentir sobrecarregado. Por exemplo, em vez de dizer que você tem muitas tarefas, diga ao seu chefe que você precisa de mais tempo para atender às ordens dele. Você também pode dar exemplos de situações em que teve que trabalhar horas extras para lidar com uma carga de trabalho excessiva.
Discutir prazos
Muitas vezes, o problema da sobrecarga passa por tarefas com datas de entrega simultâneas. Diante dessa situação, é melhor pedir para ajustar ou escalonar os prazos que permitem dar a cada projeto uma atenção razoável. Isso pode exigir o uso de uma lista que permita ao seu chefe priorizar os projetos.
Discutir delegação de tarefas
Você pode ser ótimo em seu trabalho, mas ser sobrecarregado pelo chefe ao delegar vários projetos pode afetar sua saúde. É hora de outros colegas assumirem mais responsabilidades para aliviar sua carga. Por exemplo, se um projeto precisa de suas habilidades analíticas, mas também exige verificação de fatos, informe seu superior de que você atribuirá essa parte a um funcionário com uma carga de trabalho mais leve.
O tom certo
Nunca reclame do trabalho com seu chefe e evite parecer zangado, frustrado ou desanimado. Fale com calma e concentre suas preocupações na saúde da empresa. Em vez de apenas reclamar da quantidade de trabalho que você tem, pondere encontrar novas soluções para concluir a tarefa no prazo.
Se você sentir que o chefe está te deixando sobrecarregado de trabalho, não fique chateado e diga a ele porque seu serviço depende de bons resultados. Demonstre que se você não puder cumprir as tarefas atribuídas, serão gerados prejuízos para a empresa e sua imagem será afetada.
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