Como calcular seu tempo de contribuição do INSS?

Os empregados que estiverem em dúvida sobre a data exata em que podem requerer a aposentadoria do INSS necessitam se atentar, pois as regras do órgão estão sujeitas a revisões anuais a partir de 2019. Assim, hoje, nós vamos indicar como calcular seu tempo de contribuição do INSS.

Como parte da reforma previdenciária de 2019, foram introduzidas regras transitórias juntamente com mudanças na idade de aposentadoria e nos limites do período de contribuição. Eles são temporários e foram pensados ​​para que os contribuintes que estavam próximos da aposentadoria fossem menos afetados negativamente pelas mudanças.

Regra de Idade Mínima e Tempo de Serviço

Levando em consideração esses dois pontos de dados sobre o contribuinte, a regra de idade mínima e tempo de contribuição aumenta progressivamente a cada ano. A idade mínima para aposentadoria sob esta regra aumentará em 6 meses em 2023 em relação ao ano anterior. Assim:

Homens deverão ter 63 anos, e 35 anos de contribuição;
Mulheres deverão ter 58 anos e 30 anos de contribuição.

Regra de idade

Os colaboradores podem ficar confusos porque o nome parece semelhante à regra antiga, mas as novas regras são diferentes. Tanto homens quanto mulheres precisam apenas ter contribuído para o INSS por 15 anos para ter direito à aposentadoria por idade. A única distinção real é um requisito de idade mínima mais elevada. Assim:

Homens necessitam ter 65 anos;
Mulheres necessitam ter 62 anos.

Regra de pontos

O sistema de pontos é outra opção para solicitar a aposentadoria no Brasil e, para algumas pessoas, pode ser preferível. Nela, a idade do trabalhador somada ao tempo de contribuição ao plano resulta em uma pontuação que indica se o trabalhador poderá ou não se aposentar mais cedo do que nas demais regras do plano.

Assim, para 2023, a pontuação entre idade e tempo de contribuição será:

Homens: contribuição mínima de 35 anos, somado com a idade do contribuinte, deverá atingir 100 pontos;
Mulheres: contribuição mínima de 30 anos, somado com a idade da contribuinte, deverá atingir 90 pontos.

Como parte da reforma previdenciária de 2019, foram introduzidas regras transitórias – Reprodução AdobeStock

Como descobrir seu tempo de contribuição?

Algumas calculadoras, como as de valores de contribuições, aposentadorias e benefícios, estão disponíveis no site oficial e no aplicativo Meu INSS. Basta acessar uma das plataformas digitais da organização com suas credenciais gov.br para começar a utilizá-las.

Escolha “Simular Aposentadoria” no menu principal para verificar as informações do seu perfil e fazer as alterações necessárias clicando no ícone de lápis. Depois, clique em “Recalcular” para ver o tempo total que você contribuiu, bem como o tempo que falta.

Nesse caso, é preciso verificar se todas as suas contribuições estão cadastradas, e assim, é preciso clicar na tela inicial em “Extrato de Contribuições”, e assim, verificar toda a lista de vínculos empregatícios em sua vida laboral. Assim, pode ter havido erros de implantação no sistema, que antes era manual, para informatizado, e pode ser arrumado a qualquer tempo.

Não deixe de fazer esta conferência, pois ela é fundamental, para efeitos de tempo de contribuição. Se houver necessidade, solicite que sejam incluídos locais de trabalho constantes em sua carteira de trabalho, ou mesmo os tempos de contribuição.

O post Como calcular seu tempo de contribuição do INSS? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.