Combustíveis podem cair ainda mais? Entenda
Nos últimos dois meses, o preço dos combustíveis no Brasil tem baixado consideravelmente. Como sabemos, a Petrobras define o preço dos combustíveis através de um mecanismo que realiza a paridade com os preços praticados no exterior, com isso, o preço dos combustíveis irá variar conforme a variação do dólar e do preço do barril do petróleo no mercado externo.
No entanto, com a decisão do governo federal em definir o teto do ICMS em 17%, os combustíveis sofreram suas primeiras quedas, principalmente em estados em que a alíquota do ICMS era bastante elevada para combustíveis. Além disso, o preço do petróleo tem diminuído, enquanto o do dólar tem se mantido estável.
Com isso, os brasileiros passaram a notar algumas diferenças no dia-a-dia. O preço dos combustíveis na bomba do posto já estão consideravelmente menores. Além disso, já é possível observar diminuição no preço dos produtos nas prateleiras dos supermercados, aliviando o bolso dos brasileiros.
No entanto, a dúvida que fica é o que esperar daqui para frente. É possível esperar que o preço dos combustíveis continue caindo ou já é possível projetar uma possível subida nos próximos meses?
Combustível deverá seguir em queda
Nesta terça-feira, após algum tempo, o preço do barril do petróleo voltou a atingir um patamar menor que US$100. Segundo especialistas, os temores com recessão nos EUA e novos confinamentos geram preocupações sobre a demanda sobre o petróleo.
No geral, as perspectivas do crescimento econômico ao redor do mundo estão cada vez menores. Na Europa, mais precisamente na Alemanha, a inflação chegou ao patamar de 7,9% em 12 meses, pressionando os custos da energia.
Com isso, o Banco Central Europeu deverá sustentar um ajuste mais agressivo nas taxas de juros nos próximos meses, diminuindo a oferta de crédito e dificultando o crescimento dos países europeus.
Além disso, na próxima semana, haverá uma reunião da Opep, que deverá indicar uma redução na produção de petróleo, principalmente após a entrada do petróleo do Irã no mercado. Sendo assim, a oferta será reduzida, o que deverá derrubar ainda mais os preços.
Como fica o Brasil?
Até o fim do ano, deveremos observar mais reduções no preço do petróleo e, consequentemente, no preço do combustível aqui no Brasil. Isso impacta diretamente o preço dos produtos que chegam na prateleira dos supermercados, o que é uma boa notícia para os brasileiros.
Contudo, para 2023, algumas coisas deverão ser ponderadas. É importante lembrar que a medida que reduziu o teto do ICMS para 17% irá vigorar apenas até o fim de 2022. Como estamos em ano de eleição, ainda não é possível afirmar que o próximo presidente irá buscar manter o teto em mesmo patamar.
Caso não mantenha, e os estados voltem a cobrar a mesma alíquota de ICMS de meses atrás, veremos o preço dos combustíveis aumentar fortemente em um curto espaço de tempo. Com isso, ainda que o petróleo esteja caindo e tenha perspectiva de sofrer ainda mais reduções, deverá ser observado como ficará a questão da alíquota do ICMS para 2023, dado que foi o principal fator de redução do combustível neste ano.
O post Combustíveis podem cair ainda mais? Entenda apareceu primeiro em Brasil123.